Após dez anos de fundação, Assentamento Rancho Loma ganhará poços artesianos.

Publicado em: 02/03/2012 20:09
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.
Após dez anos de fundação, Assentamento Rancho Loma ganhará poços artesianos.

Uma das maiores necessidades de quem vive na área rural é o acesso à água e luz, e quando se trata de assentamentos da reforma agrária fica ainda mais complexo devido ao grande número de famílias de pequenos produtores que vivem em comunidade.

Em Iguatemi, o segundo maior assentamento rural do município acaba de receber uma excelente notícia da prefeitura municipal de Iguatemi.

Trata-se do início das obras de perfuração dos poços artesianos que fornecerão águas para as famílias que residem naquele local e que a mais de dez anos espera pela concretização deste anseio.

Esteve na manhã da última sexta-feira (02) no gabinete do prefeito municipal de Iguatemi – José Roberto Felippe Arcoverde, o doutor Waldir Costa e Silva engenheiro da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) apresentando o projeto detalhado ao prefeito e à equipe de projetos do município.

Costa e Silva enfatizou que as obras da primeira etapa se iniciam em quinze dias e terão um prazo de noventa dias para ser concluída.

No final do último ano, foram licitadas pela Superintendência Estadual da Funasa de Mato Grosso do Sul as obras de saneamento básico para sete comunidades rurais do Estado.

O município de Iguatemi está recebendo os investimentos para o assentamento Rancho Loma.

Serão investidos já nesta primeira etapa R$180 mil para a implantação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), que passará a contar com 3,2 quilômetros de rede de distribuição, 19 ligações domiciliares, perfuração de poço e caixa d'água com capacidade para 15 mil litros, que irá atender a demanda dos 535 moradores do assentamento.

O prefeito de Iguatemi, José Roberto Arcoverde destaca que as obras para o abastecimento de água às famílias do Rancho Loma contribuirão dando as condições básicas para a produção de leite, principal atividade desenvolvida pelos moradores, além de auxiliar também nos plantios de urucum e hortifrutis realizados no assentamento.

"A Funasa traz uma mudança fundamental, agradeço a parceria da instituição que é essencial para o desenvolvimento do assentamento, dando condições e qualidade de vida aos moradores", ressaltou o prefeito José Roberto.

Segundo o Superintendente da Funasa de Mato Grosso do Sul, o engenheiro Pedro Teruel, a Funasa já começa 2012 trabalhando por mais benefícios nas cidades do Estado. "Esperamos aumentar o acesso dos sul-mato-grossenses ao saneamento básico. O assentamento Rancho Loma é mais uma localidade que será assistida pela Funasa de MS, impactando de forma positiva no combate à proliferação de doenças de veiculação hídrica", afirma Teruel.