A secretaria municipal de saúde de Iguatemi realizou na última semana, uma teleconferência com vários profissionais do segmento que atendem na rede de saúde do município.
O objetivo dos trabalhos foi o de capacitar os profissionais locais no programa Tele-saúde, programa este que tem por objetivo apoiar a consolidação das redes de atenção à saúde, ordenada pela atenção básica no âmbito do SUS – Sistema Único de Saúde, ou seja, integrar as equipes da Saúde da Família e coordenadores de atenção básica municipal participantes do Programa, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados na Saúde no município.
“É uma inovação no atendimento público de saúde no País e Iguatemi está apto a atender através do Programa Tele-Saúde. Mais especificamente, o programa se resume em um auxílio on-line durante as consultas e atendimentos ao paciente para que se tenha um melhor diagnóstico do problema que o paciente esteja apresentando ao profissional de saúde” explicou a secretária de saúde de Iguatemi.
Participaram da teleconferência, Médicos, Enfermeiros e Dentistas do município onde eles interagiram via internet, fazendo perguntas, questionamentos e pedindo orientações à coordenadora estadual da Atenção Básica e do Programa Tele Saúde.
O prefeito José Roberto Felippe Arcoverde destacou o empenho da administração municipal em proporcionar uma saúde cada vez melhor para a população. “Estamos investindo e inovando muito a nossa saúde e o resultado pode ser conferido na prática pelo próprio usuário da saúde iguatemiense nas unidades de atendimento” disse o prefeito Zé Roberto.
O Sistema Tele-saúde é um instrumento desenvolvido para que os profissionais de saúde tenham à disposição, um atendimento diretamente ligado aos grandes centros do País para que durante as consultas e atendimentos nas unidades de saúde, possam ser possíveis as orientações de especialistas para que os médicos, enfermeiros ou até mesmo os dentistas possam emitir um diagnóstico mais preciso e evitar encaminhamentos considerados desnecessários que além de deixar o paciente exausto com longas viagens também promove a economia de recursos públicos do município.