Postos de saúde da Vila Rosa e Vila Operária em Iguatemi realizaram o “Hiperdia”.

Publicado em: 09/02/2012 18:13
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.

A secretaria municipal de saúde de Iguatemi realizou realiza periodicamente o “Hiperdia” nas ESF’s – Estratégia Saúde da Família.

Nesta semana, as equipes receberam dezenas de pessoas hipertensas e diabéticas para a realização de exames de prevenção, como o de glicemia, foi feita a pesagem destes pacientes, aferição de pressão arterial, tudo para um melhor diagnóstico de acompanhamento destes pacientes.

Também foi ministrada uma palestra com a odontóloga do município Maria Fernanda Neto S. Custódio com orientações sobre os cuidados com a boca e hábitos alimentares e ainda uma palestra com o psicóloco Fábio que abordou assuntos relacionados ao tabagismo e suas conseqüências para o hipertenso.

O HIPERDIA é um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde. Além do cadastro, o Sistema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos, ao mesmo tempo em que, em médio prazo, poderá ser definido o perfil epidemiológico desta população, e o conseqüente desencadeamento de estratégias de saúde pública que levarão à modificação do quadro atual, a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a redução do custo social.