Equipe da saúde rural de Iguatemi realizou o “Dia de combate e prevenção à hanseníase” em Assentamento.

Publicado em: 07/02/2012 18:20
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.

A secretaria municipal de saúde de Iguatemi através da equipe de saúde do ESF – Estratégia Saúde da Família Rural realizou na última semana no Assentamento Nossa Senhora Auxiliadora, uma palestra envolvendo boa parte da comunidade local com a realização de um teatro com o tema “Combate e prevenção à hanseníase”.

O encontro aconteceu no Posto de saúde do núcleo urbano do Assentamento, onde, cerca de quarenta pessoas usuárias da saúde pública municipal participaram e debateram o assunto que é uma das maiores preocupações de quem vive e trabalha no campo.

“O Dia de Combate e Prevenção da Hanseníase” é uma oportunidade para alertar a comunidade, é uma doença transmissível, causada pelo bacilo de Hansen, que atinge principalmente a pele e nervos periféricos.

A doença pode ocorrer em qualquer idade e em ambos os sexos, quando diagnosticada em sua fase inicial e tratada adequadamente, não causa deformidades.

As pessoas com histórico de doença na família ou entre seus coniventes, que apresentem manchas, placas avermelhadas ou brancas, adormecidas, ou que apresentam dor ou formigamento em nervos dos braços, pescoço, pernas e pés, ou ainda aquelas que apresentem caroços e inchaços, principalmente no rosto e nas orelhas, perda de pêlos das sobrancelhas, pernas ou braços, devem buscar um serviço de saúde, pois estes são os sinais e sintomas compatíveis com a Hanseníase.

“Estamos buscando sempre levar a informação sobre doenças para a comunidade que reside no assentamento através de ações sócio educativas como Palestras e teatro e também ajudando eles a prevenir doenças oferecendo informações suficientes para que todos tenham uma vida mais saudável” disse a enfermeira Julimara que é a responsável pelo posto da ESF – Rural.

Esta mesma equipe, mantém um cronograma de visitas semanais ao Assentamento que fica distante 75km da sede urbana do município onde residem 352 famílias de pequenos produtores rurais tradicionais.