Peões de rodeios de Iguatemi são destaques em montarias nacionais.

Publicado em: 06/01/2012 13:57
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.
Peões de rodeios de Iguatemi são destaques em montarias nacionais.

O expediente dura no máximo oito segundos, mas não é moleza. Esse é o tempo que o atleta precisa aguentar em cima de um touro bravo, agarrado por uma só mão a uma corda que circunda o tronco do “bicho”. O serviço invariavelmente termina num tombo espetacular, com o peão rolando na poeira e, de vez em quando, quebrando alguns ossos. Pois essa atividade, agora, é coisa de profissional, com registro na carteira de trabalho, seguro de vida e saúde e limite de jornada diária de oito horas.

Esta parcela de profissionais está tendo grande destaque para os peões de montarias crioulos de Iguatemi em competições fora do município em importantes eventos de rodeio.

A cidade é considerada como berço de grandes peões como é o caso do peão Sérgio Sobral que hoje está no ranking brasileiro de destaque do mundo dos rodeios, tendo inclusive, conquistado as arenas de Barretos e até mesmo no México.

Agora, vem um novo grupo de profissionais desta área que estão no mesmo caminho, tendo conquistado diversos títulos Brasil a fora, como é o caso de alguns peões de Iguatemi, por exemplo, os jovens Aldair Lopes, Fábio de Oliveira, Pablo de Oliveira, Alex Siqueira e Edson de Oliveira, todos profissionais de pouco tempo de trabalho, mas com vários títulos no currículum.

O jovem peão Aldair Lopes é um dos destaques do grupo com várias vitórias em importantes competições em MS, PR e SP, totalizando R$ 45 Mil em prêmios em dinheiro.

“Já ganhei quatro motos 0km em rodeios fora as premiações em dinheiro e isso é muito gratificante pra gente que vive nessa profissão perigo representando sempre o nome da nossa cidade que é Iguatemi mundo a fora” comentou o peão que tem apenas seis anos de carreira e já foi vitorioso em rodeios nas cidades de Rio Brilhante/MS, as paulistas como Ubarana, Macaubau, Rosana, Tanabi, Novo Horizonte, Mirassolândia e Taquarussu.

Perguntado sobre as oportunidades nesta profissão, ele foi muito enfático: “Em São Paulo existem mais oportunidades para os peões” disse ele.

O peão Pablo de Oliveira diz ter ganhado já em rodeios, cerca de R$ 40 Mil em três anos, Edson de Oliveira já conquistou cerca de R$ 35 Mil, Alex Siqueira conquistou R$ 9 Mil. O peão Fábio de Oliveira comentou ter abandonado a carreira por motivos de acidente, porém a paixão pelos rodeios foi mais forte, vindo a voltar às montarias no ano de 2011.

Uma das maiores dificuldades que eles dizem ter hoje é em relação ao patrocínio para participarem de competições, ou seja, o apoio que eles precisam para montar e representar o nome da cidade.

Os peões salientaram que recebem do prefeito de Iguatemi – Zé Roberto, um apoio para que eles possam participar das competições. “Assim como o prefeito, seria muito bom se o comércio da nossa cidade também acreditasse no nosso trabalho e nos patrocinassem, pois, toda ajuda é bem vinda e também fará com que todos os peões sintam-se ainda mais orgulhosos de representar Iguatemi por onde montarem” finalizou o peão Fábio de Oliveira.

Durante as três edições da Feira do Leite do território Cone Sul acontece o rodeio em touros, onde, estes e outros peões demonstram todo o potencial e talento em cima de animais de grande porte, vindo a concretizar a qualidade e alto nível dos atletas participantes dos rodeios no município.