Torneio leiteiro apresenta qualidade de raças e produção na 3ª Feira do Leite em Iguatemi.

Publicado em: 02/12/2011 15:12
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.

A sustentabilidade da renda de centenas de famílias rurais da região Cone Sul do Estado de MS está na produção de leiteria.

O município de Iguatemi está investindo muito na fomentação deste segmento e a feira do leite proporciona a demonstração de força deste setor na região com a realização do Torneio Leiteiro.

Durante os quatro dias do evento, acontece no pavilhão de eventos da Feira, a competição que demonstra o potencial de cada animal com as ordenhas diárias de vacas com grande porte de produção.

Na edição anterior, o produtor rural José Carlos dos Santos (Carlinhos magro) ficou em primeiro lugar com sua vaca leiteira e neste ano tenta repetir o feito. “Vamos tentar garantir a melhor produção do torneio leiteiro, porém aqui têm diversos animais com grande potencial de produção e boa genética que tornam isso mais dificultoso pra mim, mas o que vale é que estamos demonstrando que a nossa região é grande produtora de leite e isso está sendo apoiado pela administração municipal de Iguatemi na pessoa do nosso prefeito Zé Roberto” avaliou Carlinhos Magro durante a competição leiteira nesta quinta-feira (1).

Competem no torneio, animais de várias cidades, com destaque para a cidade de Mundo Novo que é representada por animais espetaculares.

São cinco ordenhas durante três dias e ganha o animal que obtiver a maior quantidade de produção.

Participam do torneio leiteiro deste ano, vinte e nove animais e até o fechamento deste release o município de Caarapó estava com o melhor resultado na competição, porém as ordenhas terminam no domingo de manhã e o resultado pode mudar ou permanecer.

As premiações do torneio são em dinheiro, na ordem dos R$ 1,5 Mil para o primeiro colocado.

O prefeito Zé Roberto destacou que a administração tem feitos grandes investimentos neste segmento, com a aquisição de novos resfriadores de leite, melhoria genética do gado com o banco de sêmen, cursos de qualificação de nutrição animal, o município acabou de adquirir um novo caminhão tanque para o transporte do leite que irá valorizar a produção, acompanhamento técnico através da Agraer, destinação de vários implementos agrícolas e muitos outros benefícios que dão um grande apoio ao produtor rural tradicional.