Odontologia atendeu na madrugada para orientar pacientes sobre horários de funcionamento das unidades de saúde.

Publicado em: 23/11/2011 15:44
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.

Muitas pessoas acordam de madrugada para procurar atendimento odontológico nas unidades de saúde, algo desnecessário segundo a secretaria municipal de saúde.

Mesmo porque as senhas e começam a ser distribuídas a partir das 07 horas da manhã, horário de inicio de trabalhos das unidades de saúde.

A secretária de saúde do município informou que cada unidade de saúde, realiza o cadastramento de 20 pessoas ao mês para efetuar a restauração e recuperação de toda a boca do paciente.

Os cadastramentos são feitos todo dia 20 de cada mês, e devido à grande demanda, as pessoas acabam chegando de madrugada nas unidades para serem os primeiros a chegar e entrar na cota, porém isso acaba gerando transtornos para quem levanta muito cedo para garantir a sua vaga.

Para amenizar esta situação, a Secretária de saúde – Ivoni Pelegrinelli, juntamente com a coordenadora odontológica em Iguatemi – a dentista Patrícia Margatto e uma auxiliar de consultório dentário estiveram realizando a entrega das senhas na madrugada desta segunda-feira para que as pessoas pudessem retornar para suas casas e voltar no horário correto de atendimento.

“Acordamos às três e meia da manhã para ir até todas as unidades de saúde e entregar as senhas para que as pessoas não ficassem esperando por horas na unidade de saúde para pegar a sua senha. Mas isso não é correto, pois os horários começam às sete da manhã e as senhas também são entregues neste mesmo horário, por isso a população deve procurar o Postinho neste horário ou pouco antes disso para que não tenham que ficar horas na fila antes dos atendimentos” declarou a secretária de saúde.

A equipe esteve nos três postos de saúde – os ESF’s e somente nas unidades da Vila Nova e Vila Operária tinham pessoas esperando a distribuição das senhas. Já na unidade da Vila Rosa não tinha ninguém aguardando atendimento.

A demanda de atendimento odontológico nos postos de saúde irá diminuir consideravelmente devido aos atendimentos às gestantes que serão realizados na recém inaugurada Casa da Gestante e Clínica Odontológica do Bebê.

Os atendimentos rurais são realizados três vezes na semana onde a médica odontóloga – Dra. Fátima realiza atendimentos nos Assentamentos Nossa Senhora Auxiliadora, Rancho Loma e Colorado. As fazendas são atendidas nas unidades de saúde urbana do município.

O prefeito Zé Roberto está estudando um projeto de implantação de atendimentos itinerantes em fazendas e propriedades rurais distantes da cidade.

“Sabemos que para os funcionários de fazenda é muito difícil estar saindo toda semana para ir ao dentista e para isso estamos estudando uma melhor forma de levar os atendimentos até esta parcela da população” comentou o prefeito de Iguatemi.