Novos resfriadores de leite reforçam a agricultura familiar em Iguatemi.

Publicado em: 21/11/2011 12:18
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.
Novos resfriadores de leite reforçam a agricultura familiar em Iguatemi.

A base da economia de centenas de propriedades rurais no município de Iguatemi está na produção leiteira.

Com aproximadamente mil propriedades rurais, dentre sítios, chácaras e fazendas, a administração municipal tem um grande compromisso de desenvolvimento desta área e isso está acontecendo de uma forma muito acelerada no município.

Somente no assentamento nossa senhora auxiliadora – distante 75km da sede urbana de Iguatemi, foram investidos nos últimos meses, mais de um milhão de reais para fomentar a produção local das pequenas famílias rurais tradicionais.

Na última sexta-feira (18), chegaram sete unidades de resfriadores de leite com capacidade máxima de 2 mil litros destinados através de emenda do ex-deputado federal João Grandão que serão destinados ao maior assentamento do município  com cerca de 350 famílias que tem a sua produção principal na leiteria, totalizando um investimento de quase 70 Mil reais.

Os equipamentos serão entregues à Asplansa – Associação dos pequenos produtores de leite do assentamento nossa senhora auxiliadora, o maior produtor de leite da região com uma produção diária de quase 30 mil litros de leite em todo o assentamento.

Outros quatro resfriadores estão para ser entregues e também contemplarão os pequenos produtores de leite do município, totalizando onze novos resfriadores, sendo que um destes tem a capacidade de três mil litros, conquistado através de emenda do Senador Moka (PMDB).

Além destes resfriadores um caminhão tanque com capacidade de 15 mil litros também será destinado às famílias produtoras de leite que será usado no transporte de leite até o laticínio, o que irá valorizar o produto, dando mais renda às famílias.

O prefeito Zé Roberto comemorou as conquistas e destacou que o apoio ao homem do campo sempre haverá na administração municipal. “A agricultura familiar para nossa cidade tem uma importância mais que significativa e é nisso que estamos investindo para que as famílias rurais tenham condições de se desenvolverem por si própria.” Finalizou o prefeito Zé Roberto.