Programa contra o Tabagismo auxilia no abandono do cigarro em Iguatemi.

Publicado em: 17/11/2011 12:29
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.
Programa contra o Tabagismo auxilia no abandono do cigarro em Iguatemi.

A prefeitura de Iguatemi através da secretaria municipal de Saúde mantém um programa de abordagem e tratamento do tabagismo que tem por objetivo a orientação e acompanhamento psicológico aos fumantes.

Em dois anos e meio, cerca de quinhentos pacientes foram atendidos, onde, deste total, 70% deixaram de fumar.

Fazem parte do quadro de profissionais que atendem no programa um Médico, um Enfermeiro e um Psicólogo. “O tratamento é eficaz e exige muito do participante, mas os resultados obtidos com o programa são muito positivos e vamos aumentar muito ainda as margens de abandono do tabaco em Iguatemi” disse o Psicólogo do programa – Fábio Henrique.

A coordenadora do programa no município – enfermeira Maria Olavinda de Souza destacou que o programa é do Governo Federal por meio do Ministério da Saúde. Este mesmo programa já havia sido implantado a alguns anos no município, e agora foi resgatado pela administração municipal.

A enfermeira Olavinda explicou que os cadastramentos são feitos em todas as unidades de saúde e ao completar uma quantidade de vinte pessoas é feita uma avaliação psicológica e médica individual para o ingresso no programa.

O tempo de duração do tratamento é de 12 semanas, porém o desenvolvimento do tratamento depende da reação de cada participante.

As atividades são realizadas todas as quartas-feiras no centro de convivência lírios do vale, onde neste mês, o último grupo do ano está sendo atendido com resultados positivos.

A secretaria de saúde informou que todos os medicamentos fornecidos ao longo do tratamento, são fornecidos pelo Ministério da Saúde totalmente gratuito, porém distribuídos mediante apresentação de receita médica.

UM POUCO SOBRE OS MALEFÍCIOS DO TABACO:

São muitos os males que o cigarro causa no organismo do usuário, é interessante ressaltar que até as pessoas que convivem com fumantes também podem desenvolver doenças relacionadas ao fumo.

O cigarro é feito de tabaco, erva da família das solanáceas, cujo nome científico é Nicotiana tabacum. Sabe-se, hoje, que o cigarro contém mais de 4,5 Mil substâncias tóxicas como alcatrão, polônio 210 e urânio (sendo que os dois últimos são radioativos), dentre as quais 43 comprovadamente cancerígenas.

Devemos lembrar que, embora o Estado permita sua fabricação e comercialização, a nicotina, presente no cigarro, é uma droga extremamente viciante, e causa dependência física e psicológica. No Brasil, o tabagismo é responsável por mais de 120 Mil mortes ao ano.

Durante décadas o tabagismo foi amplamente divulgado e incentivado pela indústria cinematográfica e pela propaganda de maneira geral como sinônimo de charme, sofisticação e glamour. Uma completa enganação, motivada por lucros enormes em detrimento da saúde de milhões de pessoas pelo mundo afora.

Assim que é tragada a fumaça provoca alterações no organismo, são elas: aumento da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e constrição dos vasos sangüíneos. Isto faz o coração ter de bater com mais força e, com o passar do tempo, o fumante tem boas chances de desenvolver problemas cardiovasculares (infarto, angina e doenças coronárias).