Prefeito de Iguatemi apóia manifesto da ACINI sobre recapeamento da MS-295 e Pavimentação da MS-180.

Publicado em: 14/11/2011 22:08
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.

A ACINI – Associação Comercial e Industrial de Iguatemi – realizou um manifesto público nesta sexta-feira (11) nas margens da Rodovia MS-295, em reivindicação ao governo do estado na realização do recapeamento da Rodovia Guairaporã – Eldorado à Ponta Porã –

num total de 245 quilômetros. E ainda, solicitando a pavimentação da Rodovia MS-180 que liga Iguatemi à Juti num total de 94 quilômetros.

O manifesto foi apoiado por diversos segmentos da sociedade com o fechamento do comércio e paralisação das atividades por um período de duas horas.

O prefeito do município de Iguatemi – José Roberto Felippe Arcoverde – é um antigo reivindicador desta causa, principalmente no tocante a pavimentação da rodovia MS-180, que diminui em quase cem quilômetros a rota até a capital Campo Grande.

Na época, em 2005 quando era presidente do Sindicato Rural Patronal de Iguatemi, Zé Roberto presidiu a reunião do G8 – grupo formado por oito municípios que reivindicavam melhorias nas rodovias pavimentadas e não pavimentadas de toda a região do Cone Sul do estado de Mato Grosso do Sul.

Hoje, ocupante do cargo de prefeito da cidade de Iguatemi, José Roberto continua incansavelmente a sua jornada em prol desta causa.

Neste evento acontecido nesta sexta-feira (11), o prefeito deu total apoio na realização do manifesto apresentando às varias pessoas presentes, os vários Ofícios encaminhados ao Governo do Estado, todos os Deputados Estaduais, Federais, Senadores e órgãos governamentais.

O prefeito destacou que estas obras estão no maior programa de obras lançado pelo governo do estado – o MS Forte – em outubro do ano de 2009, ressaltando a competência e honestidade do Governador André no cumprimento dos compromissos assumidos junto às obras contidas neste Programa.

“Acreditamos nos projetos de desenvolvimento contidos no MS - Forte e no trabalho do governador André. Porém precisamos estar juntos nesta luta para que nenhuma manobra dificulte a conquista deste sonho, que é a pavimentação da MS 180 e o recapeamento urgente da MS 295 para melhorar a vida da nossa população, do nosso comércio como um todo e promover o desenvolvimento da nossa região” - destacou Zé Roberto.

Durante todo o dia, foram feitas panfletagens com material informativo da Acini contendo informações das reivindicações do manifesto aos veículos que passavam pelo local.

O recapeamento da Rodovia MS-295 é uma reivindicação mais que necessária para a região, considerando que, atualmente, a rodovia encontra-se precária e com vários trechos esburacados, o que torna perigoso o roteiro de quem trafega pela rodovia.

Recentemente, acidentes graves aconteceram ao longo desta rodovia, tendo inclusive a morte de famílias inteiras devido às más condições do pavimento.

Também participaram do evento, autoridades como vereadores, líderes comunitários, comerciantes e vários outros segmentos da sociedade. Todos unidos em prol de uma só causa – a melhoria da segurança e qualidade de vida dos usuários destes dois importantes elos que foram deixados em segundo plano no MS Forte. Considerando que das obras ali descritas, apenas estas duas encontram-se barradas com a justificativa de um procurador da Republica de Dourados que questiona a presença de áreas indígenas na região.

“Não estamos lutando por uma causa partidária, por lado A ou por lado B e sim pelo desenvolvimento da nossa cidade e região e precisamos urgente de providências do governador do estado para que sejamos atendidos nesta reivindicação tão importante” declarou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Iguatemi – Edmilson Rodrigues.

O Sindicato Rural Patronal de Iguatemi – liderado e presidido pelo pecuarista Marcio Margatto, destacou os altos gastos obtidos com a situação precária das rodovias da região. “Estradas ruins são sinônimos de gastos muito maiores com manutenção e concerto de veículos e o encarecimento do transporte da classe produtora. Isso é um absurdo e as providências devem ser imediatamente tomadas pelo governo estadual. Nós produzimos e pagamos os nossos impostos e queremos o retorno disso em melhorias nas nossas rodovias” ressaltou o Sindicalista.

Iguatemi é um dos municípios que mais arrecadam tributos estaduais e o desenvolvimento da cidade, bem como de toda região, depende do atendimento das reivindicações da sociedade iguatemiense em prol do Cone Sul.

Também passou pelo local, um dos maiores empresários do ramo de transporte e logística da região – Dílson Esperafico – que comentou e parabenizou a iniciativa, destacando que é uma forma inteligente de cobrar as autoridades, sem violência e agressões verbais. O empresário também destacou o apoio total ao movimento e desejou que as autoridades responsáveis sejam sensibilizadas com as solicitações de cerca de 250 mil pessoas que moram e trafegam por estas rodovias.

Durante o dia, com o comércio todo fechado, uma carreata marcou um sinal de protesto às reivindicações da entidade, contando com a participação de centenas de veículos ao longo de toda a cidade.