Cultura de Iguatemi recebeu circuito “Dança no mato” em ginásio lotado.

Publicado em: 05/11/2011 00:37
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi – com informações da FC/MS.
Cultura de Iguatemi recebeu circuito “Dança no mato” em ginásio lotado.

A prefeitura de Iguatemi através do Departamento municipal de Cultura realizou na noite do dia 04 de novembro a etapa do Circuito “Dança no Mato”.

O evento aconteceu as 19h30min no ginásio de esportes de Iguatemi que ficou completamente lotado para prestigiar as apresentações de danças culturais.

A proposta do Circuito Dança no Mato é promover a cooperação e o intercâmbio entre os realizadores locais e apresentar à população do Estado um painel da produção da dança sul-mato-grossense, contribuindo para a formação, troca e informação. Os grupos que se apresentaram são referência na dança sul-mato-grossense e levantaram a platéia em cada apresentação.

O Circuito Dança no Mato é uma realização da Fundação de Cultura em parceria com as prefeituras municipais. E em Iguatemi foi promovida visando o fortalecimento da cultura local com a apresentação de grupos de danças do próprio município.

A coordenadora de Cultura no município – Rosana Mantovani explica que em Iguatemi, o evento tem uma importância muito grande, pois, existe um grande empenho em resgatar a cultura do município com diversas ações desenvolvidas pelo setor que é ligado à Secretaria municipal de educação. “Me surpreendi com a quantidade de pessoas que foi prestigiar as apresentações. Isso me deixou muito feliz, pois mostra que a nossa população se interessa por este tipo de arte e que devemos fazer muitos outros eventos como este em nossa cidade” comentou Mantovani.

Se apresentaram pelo circuito, três grupos, nas modalidades Streetpop, Balet clássico e Dança contemporânea, com uma série de apresentações individual de cada grupo.

Também participaram grupos locais integrados por alunos das escolas Paulo Freire, 8 de maio e Marcílio Augusto Pinto, além do grupo Ritmus.

Para o dançarino e coreógrafo Remerson Carlos de Sá da Silva – um dos ícones em danças no município, o circuito teve uma importância muito grande para ele, bem como todos os integrantes do seu grupo de dança, pois após conhecer novas técnicas praticadas por eles, o grupo poderá expandir suas apresentações e melhorar ainda mais. “Temos em nosso grupo de dança, jovens que não se interessavam por qualquer tipo de atividade e ficavam expostos ao mundo, hoje eles são destaques em apresentações e tem nesta arte, a esperança de mudar de vida junto à sociedade. Parabéns ao departamento de cultura na pessoa da Rosana e ao prefeito por investir e acreditar na cultura e na dança na nossa cidade” disse Remerson.

O prefeito Zé Roberto que também esteve prestigiando o evento agradeceu o empenho da organização do departamento de cultura e destacou que a cultura sempre deve e será valorizada na intenção de manter viva a história da cidade.