Educação infantil de Iguatemi realiza reunião de Indicadores de Qualidade com funcionários da área.

Publicado em: 04/11/2011 16:57
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da Prefeitura de Iguatemi

Com a intenção de avaliar a qualidade do ensino na rede municipal de ensino infantil de Iguatemi, a secretaria municipal de educação realizou na tarde da última quinta-feira (03), a terceira etapa da reunião de “Indicadores de Qualidade na Educação Infantil” no município.

Esta iniciativa, como em todo o País, caracteriza-se como um instrumento de autoavaliação da qualidade das instituições de educação infantil, por meio de um processo participativo e aberto a toda a comunidade. No caso de Iguatemi com todos os professores, diretores, coordenadores e demais servidores que participam diariamente do atendimento educacional.

O presente documento foi elaborado sob a coordenação conjunta do Ministério da Educação, por meio da Secretaria da Educação Básica, da Ação Educativa, da Fundação Orsa, da Undime e do Unicef.

A educação infantil no Brasil registrou muitos avanços nos últimos vinte anos. A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 a definiram como primeira etapa da educação básica, antecedendo o ensino fundamental, de caráter obrigatório, e o ensino médio.

Essa ampliação do direito à educação a todas as crianças pequenas, desde seu nascimento, representa uma conquista importante para a sociedade brasileira.

Porém, para que esse direito se traduza realmente em melhores oportunidades educacionais para todos e em apoio significativo às famílias com crianças até seis anos de idade, é preciso que as creches e as pré-escolas, que agora fazem parte integrante dos sistemas educacionais, garantam um atendimento de boa qualidade.

A reunião foi coordenada pela diretora dos Centros Educacionais Infantis Municipal – Professora Suzana Trevizan que destacou a importância deste tipo de debate com o corpo educacional a fim de promoverem, em conjunto, a melhoria da educação iguatemiense como um todo. “São debatidos assuntos de grande importância para a qualidade da educação nas escolas municipais de Iguatemi, a curto-médio e longo prazo” avaliou Trevizan.

A secretária municipal de Educação – Julice Ravagnani esclareceu que em outra oportunidade, será feita outra reunião, desta vez com os pais de alunos, onde serão apresentados o balanço das discussões e ouvidas as argumentações dos pais na intenção de promover a melhora também na concepção dos pais.

Durante a reunião, esteve presente o prefeito municipal – José Roberto Felippe Arcoverde acompanhado da primeira dama Sandra Arcoverde, onde ele parabenizou e agradeceu aos funcionários da Educação pela participação na melhora da educação em Iguatemi. “Quem faz a Educação ser cada vez melhor em Iguatemi são todos vocês e para isso precisamos ouvir a opinião de cada um sobre formas de melhorar todo o atendimento e ensino nas escolas públicas do nosso município. Parabéns e obrigado a todos” finalizou o prefeito.