Prefeitura de Iguatemi amplia parcerias com pequenos produtores rurais tradicionais.

Publicado em: 01/11/2011 13:06
Fonte/Agência: Fonte: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi

A Associação dos Pequenos Produtores Rurais Tradicionais de Iguatemi realizou no último dia 28 de outubro na nas dependências da chácara Silveira uma reunião de trabalho com cerca de 30 pequenos produtores de leite associados à entidade e demais pessoas presentes.

O objetivo do encontro foi uma discussão sobre a “melhoria da pastagem com consequência no aumento da produção de leiteria” dos seus associados.

Atualmente, a produção diária de leite neste local perfaz um total de 5 Mil litros e a associação prevê, com o fortalecimento das ações da entidade juntamente com os parceiros, um aumento significativo para o ingresso na competitividade do preço pago pelos laticínios.

O presidente da Associação – Ivan Benito Tiburi destacou a importância da realização de uma parceria com a prefeitura municipal a fim de fortalecer a entidade, ainda com a recuperação de áreas degradadas nas propriedades dos pequenos produtores associados.

“Para que a produção e a pastagem sejam melhoradas, é preciso recuperar áreas degradadas e nisso a Prefeitura poderá nos ajudar muito” comentou Tiburi.

Presente na oportunidade, o prefeito do município – José Roberto Felippe Arcoverde disse que o município é e sempre será parceiro do produtor, seja ele pequeno, o médio ou grande, pois é do campo que vem a produção, é do campo que vem o sustento e no que se refere aos associados, Arcoverde destacou que parcerias são viáveis para o desenvolvimento e aumento na produção e nos rendimentos de todos os associados.

O prefeito ainda destacou um projeto de auxílio às Associações produtivas com um repasse mensal para ajuda de custo nos trabalhos da entidade. Falou também sobre as conquistas da administração municipal e sobre o que ainda deverá ser feito em prol da população.

O secretário municipal de desenvolvimento econômico – Edivaldo Luiz Dutra Vargas destacou a felicidade em poder participar deste processo para que juntos, Prefeitura de Iguatemi, Agraer e Associação de Pequenos produtores, todos possam tornar a produção do leite, uma alternativa rentável para todas as famílias que vivem deste trabalho.

Quem também esteve presente, falando com os associados, foi o gerente do Banco do Brasil de Iguatemi – Weliton que apresentou várias linhas de créditos que podem estar auxiliando os produtores ou até mesmo a Associação neste processo de investimentos para o aumento na produção do leite. “O Banco do Brasil será parceiro nesta luta de todos os produtores rurais iguatemienses e estamos aqui para fortalecer esta meta” disse o gerente.

Assim como Weliton, quem também apresentou um balanço das ações desenvolvidas com sucesso em vários segmentos da produção rural, foi o coordenador da Agraer local – Emerson Moreira Batista, abordando ações desenvolvidas nas pequenas propriedades locais a fim de auxiliar o pequeno produtor na melhoria da produção e qualidade de vida no campo. “Temos a equipe técnica e a parceria com o município, cabe aos pequenos produtores se unirem em prol do objetivo principal que é o fortalecimento da produção da Associação e estamos à disposição de todos” declarou o coordenador.

A veterinária da Agraer também esteve presente na oportunidade, falando sobre “Resfriadores comunitários” que é o caso da Entidade, esclarecendo as questões legais do manuseio e cuidados na conservação do leite para a garantia da qualidade do produto final.

Ao término da reunião, ficou definido uma nova data para apresentação de um plano de investimentos e parcerias para cumprir o objetivo da entidade, seguido logo após por um jantar oferecido pelo anfitrião – Donizete Silveira que é o receptor da produção diária em sua propriedade.

Ao final foi feito um convite a todos os Produtores para que se façam presentes no Torneio Leiteiro e Julgamento de Raças na 3ª Feira do Leite, que será realizada nos dias 01, 02, 03 e 04 de dezembro de 2011.