Iguatemi terá Plano Diretor Participativo.

Publicado em: 25/10/2011 13:25
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi
Iguatemi terá Plano Diretor Participativo.

Aconteceu na manhã do dia vinte e um de outubro no plenário da Câmara de vereadores de Iguatemi, o lançamento do Plano Diretor Participativo do município.

O evento foi realizado através da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e visou o debate envolvendo a comunidade local na elaboração de diretrizes legais para a o município.

O Plano Diretor é uma lei municipal que deve ser elaborada com a participação de toda a sociedade. Ele organiza o crescimento e o funcionamento do município. No Plano está o projeto da cidade que queremos para o futuro. Ele planeja o futuro da cidade decidido por todos.

O Plano vale para todo o município, ou seja, para as áreas urbanas e também para as ru­rais. Deve dizer qual é o destino de cada parte do município, sem esquecer, é claro, que essas partes formam um todo.

É o Plano Diretor que diz como o Estatuto da Cidade será aplicado em cada município.

Participaram do evento público, diversos segmentos da cidade, dentre elas, associação comercial, conselhos comunitário, empresas governamentais, agências bancárias, comunidades organizadas através de associações de bairros e população em geral.

Para o secretário municipal de habitação e desenvolvimento econômico – Edivaldo Luiz Dutra Vargas, a elaboração do Plano Diretor tem uma importância muito grande para o município, pois com ele, a captação de recursos estaduais e federais é maior e dá também mais credibilidade para o município. “Ao chegarmos nas autarquias das esferas Estadual e Federal com o Plano Diretor em mãos, temos a certeza de que seremos olhados com outros olhos, pois município que planeja o seu crescimento, se desenvolve com responsabilidade e o prefeito é inovador e audacioso ao implantar esta importante ferramenta legal em Iguatemi.” disse o Secretário Luizinho.

O prefeito José Roberto Felippe Arcoverde falou sobre o Programa MS Cidadão 100% Cidades – Desenvolvimento Urbano e Rural e os benefícios e responsabilidades da população na participação da elaboração do PDP em Iguatemi. “Precisamos planejar o nosso desenvolvimento, como será o crescimento habitacional, humanização e a nossa infraestrutura e é o Plano Diretor que irá definir isso” finalizou o prefeito.

Na oportunidade, foram debatidos assuntos como estabelecimentos de diretrizes para o desenvolvimento das funções urbanísticas, sociais, econômicas e ambientais.

A senhora Eva Maria da AGEHAB, esclareceu e apresentou pontos principais para o desenvolvimento do Plano, dizendo que o resultado será obtido através da visão de todos os participantes da sociedade.