Pequenos produtores rurais de Iguatemi agora têm Feira Livre.

Publicado em: 05/09/2011 01:59
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de Comunicação da Prefeitura de Iguatemi
Pequenos produtores rurais de Iguatemi agora têm Feira Livre.

Na procura de alternativas que buscam o fortalecimento e a valorização do pequeno produtor rural, o município de Iguatemi acaba de implantar a Feira Livre do Produtor que proporciona e apóia incondicionalmente o projeto de recuperação da tradição de “ir-à-feira”.

A iniciativa prevê a disponibilização de um local adequado, com toda a infra estrutura necessária para exposição e comercialização legal de produtos oriundos da agricultura familiar produzidas nas pequenas e médias propriedades rurais do município e ainda nos assentamentos Nossa Senhora Auxiliadora – Rancho Loma e Colorado em Iguatemi.

Na manhã do último domingo (04), os produtores colocaram seus produtos à venda para a comunidade, visando a geração de renda própria e a apresentação de toda a produção própria gerada em suas propriedades.

Foram colocados à venda, produtos caseiros e naturais como frutas, legumes e verduras, além dos derivados caseiros como o caldo de cana, rapadura, pão-caseiro e os deliciosos derivados do leite, tais como queijos, requeijão, doces e similares.

O projeto inicial prevê o acontecimento quinzenal da Feira, porém, após a avaliação de rendimentos, a coordenação do projeto pretende realizar a disponibilização deste local toda semana para a população.

Conforme informações do coordenador local da AGRAER – Emerson Moreira Batista foram cadastrados previamente, cerca de dez produtores para comercialização e em sua segunda edição marcada para os próximos dias, este número de expositores pode aumentar, bem como a variedades de produtos.

Para o secretário de desenvolvimento econômico de Iguatemi – Edivaldo Luiz Dutra Vargas (Luizinho), a Feira do Produtor “veio pra ficar”, haja vista que temos no município, centenas de produtores dispostos à demonstrar o potencial de suas propriedades e a qualidade dos produtos do campo. “Nossa cidade tem um grande potencial e digo com toda certeza que o homem do campo faz a diferença na economia do município e por isso parabenizamos o prefeito Zé Roberto pela iniciativa de apoiar e valorizar o trabalho e produção dos nossos pequenos produtores e ainda em proporcionar este local para que eles possam trazer para a cidade o melhor da produção rural” disse o secretário de Desenvolvimento Econômico.

O prefeito Zé Roberto esteve durante quase todo o dia prestigiando e acompanhado os trabalhos na Feira e destacou a satisfação em ver o resultado de tanto trabalho ser colocado à disposição da comunidade através da Feira Livre do Produtor e ainda ressaltou a importância da economia da agropecuária para o desenvolvimento do município: “É muita gratificante pra nós mais esta conquista, pois, sabemos da luta de cada produtor para que os seus produtos sejam valorizados de acordo com todo o trabalho que é feito com tanto carinho para chegar até a nossa mesa e na nossa administração estamos fazendo o possível para que a agricultura familiar seja sempre uma necessidade a mais na vida de todos nós e que a produção dos nossos pequenos produtores, sitiantes e assentados cheguem até a população. Tudo o que está sendo e o que será comercializado aqui na Feira, são produtos saudáveis e nutritivos e com certeza fará com que aqueles que vierem fazer a feira aqui, possam levar pra casa mais sabor e saúde” disse o prefeito Zé Roberto.

O coordenador da Agraer de Iguatemi ressaltou que o aumento nos trabalhos da feira, ou seja, a realização mais frequente da Feira será feito de acordo com o aumento da demanda de participantes. “A nossa meta é de colocar à venda através dos produtores, tudo aquilo que é necessitado e consumido pela população” disse Emerson.

Durante o dia, centenas de pessoas visitaram e adquiriram os produtos da Feira que foi instalada próximo à Igreja Católica do município.

Para Gesnael Amansio – morador da vila nova em Iguatemi, iniciativas e projetos como este feito pela atual administração devem ser copiados por outros municípios. “Nunca vi isso aqui em Iguatemi e coisas tão simples como esta pode passar despercebidas para as pessoas. O prefeito tá de parabéns e que isso aconteça mais vezes aqui em Iguatemi. Já morei em outra cidade e lá nunca teve Feira. Já vi na televisão e agora posso dizer que aqui em Iguatemi tem feira” disse o morador.