Saúde de Iguatemi presta contas à população e destaca avanços da área.

Publicado em: 09/08/2011 16:06
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura municipal de Iguatemi.
Saúde de Iguatemi presta contas à população e destaca avanços da área.

A secretaria municipal de Saúde realizou na última semana, a Audiência Pública da Saúde para a prestação de contas à sociedade do segundo trimestre de 2011.

O evento aconteceu nas dependências do plenário da câmara municipal de vereadores onde foram apresentados números dos atendimentos realizados e os valores recebidos do governo Estadual e Federal. Estiveram presentes no evento, autoridades e comunidade em geral. As pessoas presentes ficaram impressionadas com os números de atendimentos realizados neste período e puderam constatar os avanços sofridos nesta que é a área que tem uma grande atenção da atual administração.

Veja alguns números que comprovam a alavancada tida na área da Saúde no município de Iguatemi:

PRONTO ATENDIMENTO MUNICIPAL:

O pronto atendimento municipal – PAM teve a sua implantação na atual gestão e tem sido referência em atendimento de Saúde na região e também teve os seus atendimentos destacados da Audiência.

O setor ambulatorial teve 6.367 atendimentos com 11.960 procedimentos realizados somente no segundo trimestre de 2011. A Radiologia realizou 177 Raio-X com 175 procedimentos. Os encaminhamentos com Vaga Zero foram 09, o Laboratório realizou 2.188 e 7.476 procedimentos. Ajuda de Custo com transporte Intermunicipal e Interestadual. A Ajuda de Custo com Pensão dentro do Estado de MS e no Paraná. A Secretaria de Saúde do município implantou o atendimento Psicológico para os atendimentos aos pacientes atendidos no PAM e também teve destaque na Audiência com 152 atendimentos no mesmo período e a Fonaudiologia também com 152 atendimentos.

ATENÇÃO BÁSICA:

A atenção básica da Saúde municipal realizou 9.485 atendimentos com 14.640 procedimentos.

SAÚDE BUCAL:

Já pela saúde bucal, foram realizados 2.380 procedimentos, as impressionantes 27.597 aplicações de Flúor e com 30 atendimentos de Endodontia.

NASF:

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também foi outra conquista da atual administração que realiza um trabalho muito importante no suporte dos atendimentos de saúde à população com atendimentos realizados como Atividades em grupo com 699 atendimentos, 160 Consultas clínicas e 366 visitas domiciliares.

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA MUNICIPAL:

Foram investidos na Atenção Básica (Medicamentos e Materiais) ESF Vila Nova Esperança, ESF Vila Operária, ESF Vila Rosa e ESF Nossa Senhora Auxiliadora valores que tornaram a estrutura da Saúde Básica Familiar como uma das melhores da região.

SISREG – SISTEMA DE REGULAÇÃO:

Este sistema usado pela Saúde do município é muito importante, pois regula e relata todos os encaminhamentos feitos pelo município e os números são impressionantes:

Foram feitos 1.277 encaminhamentos neste período de 03 meses, sendo na maioria das vezes para os grandes centros clínicos onde a campeã em recebimentos de pacientes iguatemienses é Dourados com 691 encaminhamentos, seguida pela capital Campo Grande com 174, Cascavel/PR com 108, Umuarama/PR com 106, Naviraí/MS com 86, Eldorado com 40, e a distante Aquidauana com 34 encaminhamentos, Ponta Porã com 26, Amambai com 05, São Paulo/SP com 04 envio de pacientes e a vizinha paranaense com 04 encaminhamentos.

CONTROLE DE ENDEMIAS:

O centro de controle de Endemias do município nunca esteve tão atuante no combate ao Aedes Aegypti com 7.800 atividades de combate.

O prefeito José Roberto Felippe Arcoverde disse estar muito contente com os números apresentados e disse que a administração municipal está cumprindo com os compromissos assumidos em transformar a Saúde do município como referência no estado. “Os números comprovam o salto dado na Saúde da nossa cidade que não deixa a desejar, mas sabemos que ainda é necessário investir em muitas melhorias e isso estamos fazendo e trabalhando a cada dia com muita vontade” lembrou o prefeito Zé Roberto.