Mais de quinhentos tipos de produtos... Esta é a quantidade de derivados que podem ser feitos com a mandioca de acordo com o curso de beneficiamento e transformação caseira da mandioca aplicado pelo Senar em parceria com o Sindicato Rural e Prefeitura Municipal de Iguatemi.
Quinze mulheres entre 20 e 66 anos participaram da capacitação que ensinou receitas de pratos feitos com a raiz mais popular da região – a Mandioca que está presente em praticamente todas as casas dos Sulmatogrossenses.
O curso teve uma duração de 24 horas/aulas onde foram produzidos em torno de vinte pratos. “Agradeço aos organizadores pelo curso e quero dizer que queremos muito mais cursos. Foi o primeiro curso que fiz e todo o aprendizado que adquiri aqui vou usar para o consumo próprio e ainda vou poder ganhar um dinheiro pra complementar minha renda” disse a participante Aparecida Marina Ferreira.
A educadora do Senar; Bernadete Ottersbach explica que com a mandioca, é possível fazer centenas de produtos, desde petiscos com a casca até bolos da folha. O produto que teve destaque entre as participantes foi o bolo-puba, feito com a massa da mandioca e agradou muito aos paladares.
Para a senhora Amiltes de Lourdes, foi muito bom a participação no curso, pois, ela vai poder gerar renda e fazer produtos para o consumo próprio da sua família.
O prefeito de Iguatemi – José Roberto Felippe Arcoverde (PSDB) destacou a realização de mais este curso. “Uma das nossas maiores metas é a geração de emprego e renda e através destes cursos de capacitação muitas pessoas poderão conquistar renda para suas famílias” disse Arcoverde.