PEQUENOS PRODUTORES DE IGUATEMI ADQUIREM TRATORES DO “MAIS ALIMENTO” ATRAVÉS DA AGRAER DO MUNICÍPIO.

Publicado em: 18/01/2011 14:08
Fonte/Agência: Anailton Batista

Os pequenos produtores de Iguatemi têm motivos de sobra para comemorarem. Através de financiamentos junto ao Governo Federal, eles puderam adquirir Tratores do PRONAF “Mais Alimento” que destina recursos para investimentos em infraestrutura da propriedade rural e, cria assim, as condições necessárias para o aumento da produção e da produtividade da Agricultura Familiar. Os pequenos produtores contemplados em Iguatemi, na maioria, adquiriram tratores da Marca AGRALE/15 V, acompanhados de uma grade de disco em “V” com arado de disco reversível que custa no Programa, em torno de R$ 43 Mil, como é o caso do Produtor Adão Mikas (foto), que acaba de pegar o seu Trator e feliz ele destacou: “Com a compra do meu Trator através do “Mais Alimento”, poderei executar os serviços em minha propriedade e ainda prestar serviços aos vizinhos, podendo assim, complementar minha renda e garantir o pagamento do meu financiamento”. A AGRAER de Iguatemi, coordenada pelo Técnico Emerson Moreira Batista, destaca que várias pequenas propriedades do município, são atendidas pela unidade de Iguatemi e, com a realização do Convênio com a Prefeitura Municipal, foram agregadas as complementações necessárias que proporcionaram um melhor suporte aos pequenos proprietários do Município. O Prefeito Zé Roberto (PSDB), disse estar muito contente com o resultado do trabalho obtido através da parceria Prefeitura – AGRAER, que complementou o fornecimento e prestação de serviços aos pequenos proprietários de Iguatemi.

PARECER TÉCNICO:

Segundo o Parecer do Técnico em Agropecuária Weslley Vieira, este Projeto visa à sustentabilidade da pecuária leiteira, com intuito de melhorar a qualidade de alimentação do rebanho. Com o recurso financeiro previsto neste projeto Mais Alimento, o Produtor poderá fazer reforma de pastagens e todas as outras práticas agrícolas que achar necessário. Podendo assim Aumentar  a  capacidade de lotação dos animais em sua propriedade.  Somos sabedores que mediante a adoção de praticas de manejos relativamente simples e melhoramento genético, é possível obter-se um aumento significativo na produção de leite e consequentemente maximizando a rentabilidade desta exploração.  Weslley também atende o Posto Avançado da AGRAER no Assentamento Nossa Senhora Auxiliadora e destaca que com a instalação deste posto, o atendimento ficou mais ágil e com melhores resultados para os assentados.

O PROGRAMA:

O “Mais Alimento é uma ação estruturante que permite ao agricultor familiar investir em modernização e aquisição de máquinas e de novos equipamentos, correção e recuperação de solos, resfriadores de leite, melhoria genética, irrigação, implantação de pomares, estufas e armazenagem. O limite de crédito é de R$ 130 mil, que podem ser pagos em até dez anos, com até três anos de carência e juro de 2% ao ano.