Com torneio de truco, Programa Saúde do Homem é lançado em Iguatemi

Publicado em: 09/11/2010 09:18
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Com torneio de truco, Programa Saúde do Homem é lançado em Iguatemi

No domingo (07), a Secretaria Municipal de Saúde de Iguatemi promoveu um torneio de truco, para lançar o Programa Nacional de Saúde do Homem. O evento aconteceu no estádio municipal durante toda à tarde de domingo. Em um clima de muita descontração, cerca de dez duplas participaram do torneio; algumas delas vieram de longo, do assentamento Rancho Loma, a 40 km da cidade, somente para participar do evento. Os campeões foram Zorba e Mauro; em segundo lugar ficou Valdecir e Didão; e em terceiro ficaram Paulo Rossi e Celsinho. Todos os finalistas receberam como prêmio cerveja e troféu. Durante o evento, a Secretaria repassou informações sobre a atuação do programa. Saúde do Homem Iguatemi agora é mais uma cidade a ter um programa de saúde específico para os homens. O objetivo é aumentar a expectativa de vida e reduzir os índices de doença e morte entre os homens na faixa etária de 20 a 59 anos. Para a secretária de saúde Ivone Pelegrinelli, o programa terá um papel primordial na implantação e na disseminação das políticas públicas para homens. "Diferente do que diz a tradição, os homens também são o sexo frágil e precisam se cuidar" , ressaltou a secretária. Dados atualizados sobre a situação do homem no Brasil apontam que a cada três pessoas que morreram no Brasil com idades entre 20 e 59 anos, duas são homens. Se analisarmos os óbitos de brasileiros entre 20 e 30 anos, tal proporção sobe para quatro em cada cinco mortes. De acordo com o sistema, de todos os óbitos que ocorrem no País, os homens correspondem a quase 60% e as principais causas de morte na população masculina são as doenças do aparelho circulatório, as causas externas, como homicídios e acidentes, e o câncer, respectivamente. "O homem é atendido, mas não como política pública. Eles só procuram a emergência e urgência nos serviços de saúde. É preciso mostrar à sociedade os dados e fazer com que todos pensem na situação atual desses homens. Para implantar a política, cada município deve buscar a forma mais eficiente de implementar de acordo com cada sua realidade" , disse Maria Olavinda, coordenadora do programa no município.