Prefeitura apoia competição regional de karatê

Publicado em: 23/09/2010 09:35
Fonte/Agência: Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Prefeitura apoia competição regional de karatê

O município de Iguatemi sediou, pela primeira vez, a competição regional Copa de Karatê do Lenshi-Kan. O evento aconteceu no domingo (19), no Ginásio Poliesportivo Municipal, durante todo o dia. Mais de cem atletas, das cidades de Eldorado, Itaquirai, Tacuru, Sete Quedas e Iguatemi, participaram da competição. O bom público que compareceu pode conferir as lutas que foram em grande nível técnico, como avaliou o professor Claudionor Araújo, da Academia Dragon, de Tacuru. “Todos os atletas estão muito bem treinados, as lutas estão sendo boas devido ao equilíbrio técnico dos atletas e das escolas participantes” ressaltou. O professor da Escola Lanshi-Kan de Iguatemi, Raimundo Monteiro Sobrinho, destacou a satisfação em realizar o evento. “Muitas academias que confirmaram presença não vieram, mas, mesmo assim, a competição foi um sucesso. O público veio e gostou das lutas, os atletas também gostaram. Só temos que agradecer o sucesso” avaliou. Karatê como estilo de vida É importante que as pessoas não confundam a luta com a violência. O Karatê é um exemplo que as lutas são um agente de socialização de crianças e adolescentes. Regras de disciplina e a dedicação ao esporte fazem dos praticantes pessoas melhores relacionadas com a sociedade. Para o professor Alemar da Silva, atual campeão estadual na categoria Absoluto (acima de 80kg): “quem luta, não briga”. Da Silva conta que os praticantes da luta passam a serem mais auto controláveis com relação a violência. “Eles percebem que teriam vantagem com as pessoas que não praticam algum tipo de luta, seria covardia entrar em uma briga; além de não querem manchar a imagem do karatê” ressaltou. Alemar defenderá o cinturão de campeão estadual no mês de novembro, na cidade de Água Clara, norte do Estado, contra um lutador de Brasilândia. O professor Claudionor, de Tacuru, que tem cerca de 80 alunos, contou que seu exemplo é usando como forma de inspirar os alunos. Segundo seu testemunho: “era um garoto complicado, envolvido em brigas e sem responsabilidades”. Segundo Claudionor, o karatê mudou sua vida. “Trouxe disciplina” contou. Por não ser um esporte olímpico, os professores de karatê primam pela boa formação do caráter se seus alunos.