O grupo Conviver ‘Lírios do Vale’ fez uma apresentação memorável da tradicional Dança do Chupim, durante a Primeira Aldeia SESC, em Dourados; evento que visa resgatar as tradições culturais do Estado.
A apresentação aconteceu no domingo (15) com aproximadamente 30 idosos. Dona Nathalina, que também integra o grupo, apresentou ainda a musica “Percorrendo Mato Grosso do Sul”, de autoria própria, inspirado através da convivência com os seus colegas da terceira idade.
As atividades começaram no dia 14 e seguem até o dia 20, com: apresentações musicais, lançamento de livros, exposições em geral, oficinas e apresentações artístico culturais.
Chupim
O Chupim é uma dança de origem Paraguaia. Composta por alguns passos característicos como o Terno que significa ser formado por três pares de dançarinos, podendo também ser formado por dois ou mais ternos. O desenvolvimento será o mesmo em cada terno, acontecendo simultaneamente os mesmos passos que nos outros, onde inclui a Cadena que são movimentos que se inicia pela direita, ao compasso da música, e os dançarinos vão intercalando passagem pela esquerda e pela direita, dando-se as mãos, formando uma corrente. A cadena finaliza quando cada dançarino volta ao seu lugar da formação inicial. . Portanto quanto maior o número de ternos de chupim, maior o tempo de duração da cadena. O Torear consiste em movimentos soltos dos casais frente a frente, toda vez que forem dançar juntos. A finalização de cada vez que dançarem juntos será o giro da dama sob o braço do cavalheiro e o comprimento de cabeça.
O projeto Conviver é desenvolvido pela Assistência Social e visa o auxiliar pessoas de idade para uma melhor qualidade de vida, através de atividades esportivas, culturais e aprendizado.