Iguatemi realiza Dia de Campo da Apicultura

Publicado em: 16/08/2010 15:20
Fonte/Agência: Sergio da Luz - Assessor de Comunicação
Iguatemi realiza Dia de Campo da Apicultura

Como forma de incentivar a produção de Mel no município, a Prefeitura de Iguatemi promoveu na sexta-feira (13) o Dia de Campo na Apicultura. O evento aconteceu em uma chácara na saída para Tacuru. O seminário foi ministrado pelo presidente da federação sul-matogrossense de Apicultura, Gustavo Bijus, que repassou informações de manejo das colméias visando uma melhor produtividade.

Devido ao tempo chuvoso e frio, não foi possível realizar na prática os trabalhos. Conforme o presidente, a federação estipulou como meta a produção de 35 quilos de mel por colméia ao ano. Mas, para Gustavo essa produção pode dobrar. “Vai depender da dedicação e do profissionalismo do produtor. É possível,sim, uma produção de 70 a 80 quilos ao ano” avaliou o presidente.

Gustavo destacou ainda que o município de Iguatemi conta com todos os fatores que possam beneficiar uma boa produção: clima agradável e a vegetação.

Segundo Bijus, Iguatemi “tem um potencial fantástico para a produção de mel”, devido ao seu relevo. “Grandes matas, diversos rios; um clima nem muito seco, nem muito úmido;nem muito quente, nem muito frio – ideal!” afirmou o presidente. Associação Recém formada a AMAPI (Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Iguatemi) conta com aproximadamente 30 apicultores e produzem três mil quilos de mel ao ano.

A associação visa explorar esse potencial da cidade. Mas ainda é gatinha. Iguatemi, hoje, produz uma quantidade irrisória de mel por ano. Para se ter um exemplo do mercado que está aberto, somente para as escolas do município que são obrigadas a integrar no cardápio o mel, é consumido 40 mil kg ao ano. Conforme a Secretaria de Educação, esse produto vem de Eldorado, a 40 km. “Se Iguatemi produzir, com certeza iremos comprar aqui” garantiu a secretária de educação, Julice dos Passos.

Casa do Mel

A Prefeitura de Iguatemi, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, conquistou junto ao governo do estado à Casa do Mel. O local que será na zona rural da cidade abrigará toda a produção local. Os investimentos que vem do governo do estado, governo federal e do município chegam a R$ 165 mil. A Casa do Mel também fará todo processo de beneficiamento do produto – da extração a embalagem.