Em clima de festa e emoção, prefeito inaugura o PAM

Publicado em: 09/08/2010 09:39
Fonte/Agência: Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Em clima de festa e emoção, prefeito inaugura o PAM

“Este dia vai entrar para a história de Iguatemi!” Assim declarou a secretária de saúde de Iguatemi, Ivone Pelegrinelli, na quinta-feira (5), durante a inauguração do novo Pronto Atendimento Municipal (PAM), em Iguatemi. Centenas de pessoas, entre autoridades locais e representantes da comunidade lotaram o pátio do PAM para acompanhar a cerimônia de inauguração, comandada pelo prefeito de Iguatemi José Roberto Arcoverde (PSDB). Cerimônia A cerimônia teve inicio com uma mensagem do pastor Valdir Moura Gusmão, da Igreja Batista de Iguatemi. O pastor emocionou e sensibilizou os presentes ilustrando a força do trabalho conjunto através de uma passagem bíblica. Em seguida, a secretária de saúde lembrou das dificuldades encontradas, mas considerou a abertura do PAM como uma “grande vitória da população”. Pelegrinelli também exaltou o trabalho desenvolvido pelos funcionários do quadro da saúde. “Agradece a todos da minha equipe, por tanta dedicação’ disse. Visivelmente feliz pela inauguração do Pronto Atendimento, o prefeito José Roberto, lembrou das dificuldades enfrentadas até a abertura do Pronto Atendimento. “Muitas pessoas foram contrárias a abertura deste PAM; algumas ainda torcem para que tudo isto não dê certo. É difícil de entender essas pessoas. Foi um período de muitas lutas, mas foi através da vontade de Deus que este PAM está sendo inaugurado. Era um pedido da população; foram eles quem me pediram durante a campanha” disse o prefeito. Arcoverde fez questão de destacar o apoio recebido por parte do Governo do Estado, que, segundo ele, "fez de tudo para que este local fosse aberto." "Creio que o nosso governador (André Puccinelli) está tão feliz quanto nós, neste dia. Essa foi uma conquista da população de Iguatemi, e é importante que todos saibam que ele também lutou por esse momento" ressaltou o prefeito. O padre Anisberto Bomfim, da paróquia Imaculada Conceição, orou encerrando a cerimônia, benzendo todos os cômodos do prédio, em seguida. Após a cerimônia, muita gente aproveitou para conhecer a estrutura do PAM. E gostaram do que viram, como foi o caso do senhor Ademar Santos Alberg, do assentamento Axiliadora. “Foi bom, né! Vai aumentar o atendimento do povo. É uma promessa cumprida pelo prefeito José Roberto” avaliou. Os funcionários também gostaram das novas estruturas. A enfermeira Adenilsa Jara aprovou. “Com o espaço melhor, a maneira de trabalhar melhorou 100%. Tanto com funcionária e usuária, com certeza ficou muito bom” disse. Já a médica Alessandra Prado Terra considerou que com as novas instalações o ambiente de trabalha melhora e, conseqüentemente, o atendimento para a população. “Nos temos mais condições de dar um atendimento mais digno para as pessoas” ressaltou. PAM O prédio terá uma área reformada de 1096m2, com entrada exclusiva de urgência e emergência, separada da porta de entrada ambulatorial, sala ginecológica com aparelho de Ultra Sonografia, mesa ginecológica específica para o atendimento e procedimento. Estes tipos de serviços eram oferecidos no Pronto Socorro do município, em um espaço bem menor, e sem tantas condições. Para atender a população o PAM contará ainda com um espaço exclusivo para atendimento em ortopedia, com Sala de Raio-X, dentro das normas específicas, consultório ortopédico, sala de gesso e câmara escura para revelação de Raio-X. ortopedia. E mais cinco leitos de observação, especificando os pacientes: feminino, masculino, pediátrico, isolamento para doenças transmissíveis. Como exemplo da evolução do atendimento, no Pronto Socorro só existia um leito de observação. Também contará com o Laboratório de Análises Clínicas, com entrada exclusiva aos pacientes que irão realizar exames.