Censo 2010 tem início em Iguatemi; prefeito é o primeiro entrevistado

Publicado em: 02/08/2010 12:05
Fonte/Agência: Sérgio da Luz - Assessria de Comunicação
Censo 2010 tem início em Iguatemi; prefeito é o primeiro entrevistado

Teve inicio na segunda-feira (2), o Censo 2010 em todo o Brasil. Em Iguatemi, o primeiro morador a ser entrevistado, foi o prefeito José Roberto Arcoverde, que recebeu uma equipe de recenseadores, pela manhã, em seu gabinete, e respondeu ao formulário básico. Em conversa com os recenseadores, o prefeito aproveitou para tirar dúvidas sobre o trabalho e as formas de entrevistas. Segundo Arcoverde, o censo é uma grande ferramenta para implementação de políticas públicas eficientes, pois identifica as necessidades e os anseios local. “É uma oportunidade de todos conhecerem a realidade do município. Somente através do censo, é possível precisar as necessidades da comunidade, e focarmos o trabalho nessas necessidades” disse José Roberto. No município, cerca de cinco mil domicílios devem ser visitados por 14 recenseadores até o final do ano. No Mato Grosso do Sul, 2.240 recenseadores devem visitar cerca de 829 mil domicílios. O Censo 2010 será o primeiro levantamento em que não mais se utilizará os questionários em papel e sim a inserção do equipamento digital. O PDA, computador de mão, onde serão transferidas as respostas, que cada morador informar ao IBGE, para os computadores do órgão no Rio de Janeiro. Conforme Adriana Alves Soares, coordenadora do censo na cidade, as informações levantadas devem revelar o perfil da cidade, como raça, religião, deficiências, trabalho, nupcialidade, entre outros. Adriana explicou ainda que o números servem como auxilio para subsidiar cálculos que definem os recursos financeiros a serem transferidos do Governo Federal para cada estado e cada município. “Assim é possível conhecer a estrutura da força de trabalho em cada município; e subsidiar políticas públicas de saúde, educação e habitação; determinando, por exemplo, onde os hospitais, centro de saúde, escolas e moradias são necessárias” disse. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mantém um escritório, no centro da cidade (em cima da Folle Materiais para Construção), que serve como ponto de coletas. Para mais informações, é só procurar o escritório ou ligar no fone: (67)3471-3583.