Iguatemi entrará de vez no mundo digital, com a chegada do projeto Cidade Digital, que visa à universalização do acesso à internet na cidade, com tecnologia de ponta a custo zero. Em todo o Mato Grosso do Sul, somente as cidades de Campo Grande, Bonito e Maracaju contam com o projeto. Já em todo o Brasil, com mais de 5.400 cidades, somente 160 já receberam o projeto, entre capitais e cidades turísticas.
Na segunda-feira (26) chegou parte dos equipamentos para a instalação da torre que irá transmitir o sinal. A torre terá 45 metros de altura e está sendo instalada na Usina de Reciclagem de Lixo.
Conforme o coordenador do projeto em Iguatemi, Décio Bondilaghi, o sinal será liberado primeiramente para um bairro da cidade; em seguida toda a cidade estará recebendo o sinal, e por fim até a zona rural.
“É a forma de levar o mundo da internet para mais famílias do município, promovendo assim a inclusão digital” disse Décio.
Para os órgão públicos será disponibilizado a tecnologia WiMesh, que é uma rede composta por várias antenas que por estarem próximas umas das outras ampliam a nuvem de transmissão.
Bondilaghi prevê que a primeira etapa do projeto fique pronta dentro de 60 a 90 dias. Para a implantação de todo o projeto, a previsão é de dois ou três anos, “dependendo da liberação dos recursos por parte do governo” afirmou o coordenador.
Os investimentos no projeto são astronômicos. Somente para a primeira etapa, foram disponibilizados R$ 280 mil. Para todo o projeto no município, o valor pula para R$ 1,6 mi.