Iguatemi recebe pelo segundo ano, o projeto “Labirinto Ambiental”, desenvolvido pela Policia Militar Ambiental de Dourados. O evento integra as atividades que marcam o Dia do Meio Ambiente (05 de junho), desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente.
O “Labirinto” está montado dentro do ginásio municipal de Esportes e estará aberto a visitação até a próxima sexta-feira (25). Com a colaboração de Policiais Militares, os visitantes podem conhecer uma grande diversidade de animais que integram a fauna local: o lobo guará, quati, sucuri, cervo do mato, entre tantos outros; alguns ameaçados de extinção.
Conforme uma das coordenadoras do projeto em Iguatmei, a bióloga Sirlei Aparecida, são esperados mais de duas mil crianças dentro dos cinco dias.
“Vamos receber estudantes de todas as escolas da cidade, entre estaduais, municipais, particular; além da APAE e das creches” informou.
Sirlei destacou ainda a importância do projeto:
“É possível desenvolver a parte de socialização com as crianças, como preservação; criar uma educação ambiental” explicou.
A professora Silvia Luiz concorda com a bióloga. A professora destacou o valor do conhecimento real, quando o aluno vê e toca aquilo que aprende nos livros.
“É tudo diferente para eles, passamos do sentido abstrato para o concreto. Aqui eles podem realmente ver e conhecer os animais. O mais importante é que eles criam essa preocupação de preservar o meio ambiente” disse a professora.
O prefeito de Iguatemi, José Roberto (PSDB), esteve na tarde de segunda-feira (21), conhecendo de perto o projeto. José Roberto que é médico-veterinário destacou a importância do projeto na cidade.
“Cuidar do Meio Ambiente é nosso dever. Tudo que temos foi a natureza que nos deu, o mínimo que nos podemos fazer é valorizar tudo isso. Esse projeto leva as pessoas a valorizarem o meio ambiente, os animais; e isso é importante” disse o prefeito.
O presidente da Câmara de vereadores, Jesus Milane de Santana, e o Secretario de Meio Ambiente, Juarez Figueiredo também visitaram o projeto.
Iguatemi foi à primeira cidade do estado a receber o “Labirinto” no ano. O projeto existe há 24 anos.