A questão do consumo de drogas em Iguatemi tem mobilizado todos os setores e movimentos organizados do município. Entre os dias 20 a 26, acontecerá a Semana de Prevenção ao Uso de Drogas. O objetivo é abordar, de forma mais focada e incisiva, a prevenção ao uso de drogas e fomentar a discussão pela busca da qualidade de vida no âmbito municipal.
Estas ações acontecem por meio do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), Prefeitura Municipal de Iguatemi, com o apoio de instituições religiosas, empresas, imprensa e demais setores da sociedade civil.
O evento terá início no dia 20, com a missa na igreja Matriz Imaculada Conceição, a partir das 7h30min; e com o culto na igreja Congregacional ás 19h. No decorrer da semana, uma equipe do COMAD estará realizando palestras nas escolas da cidade.
O evento deste ano tem como Slogan: “Seja um campeão, não use drogas” aproveitando o clima de Copa do Mundo. Os pais também são os objetivos da organização nesta edição.
“Sempre desenvolvemos palestras aos jovens e adolescentes, mas este ano, pensamos também nos pais, que, em geral, não sabem como agir, em caso de drogas dentro da família” disse João Medina, presidente do COMAD, em entrevista á rádio Boa Nova.
Medina observou que, conforme alertam muitos estudiosos, a falta de uma estrutura familiar é um dos principais motivos que leva a pessoa ao consumo das drogas.
“Sem uma família estruturada é difícil ter força para enfrentar as drogas” avaliou Medina.
O COMAD pretende chamar a atenção para o diálogo entre os diferentes setores da sociedade que podem fortalecer a prevenção de um modo geral. O COMAD é um conselho de extrema importância para o combate às drogas. É através do COMAD que as famílias podem encontrar conforto e orientações sobre o assunto.
COMAD
A sigla COMAD significa Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas. Reporta-se aos Conselhos Estadual e Nacional Antidrogas, diretamente ligados ao Gabinete de Segurança Institucional.
O Conselho é formado por representantes da sociedade civil, das Policias Civil e Militar, e por representantes das secretarias municipais.