Prefeito entrega motos a agentes de saúde

Publicado em: 19/05/2010 12:26
Fonte/Agência: Por Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Prefeito entrega motos a agentes de saúde

O trabalho dos agentes comunitários de saúde dos assentamentos ganha mais um reforço em Iguatemi. Os profissionais da área receberam do prefeito, José Roberto (PSDB), três motos novas que auxiliará nas atuações dos agentes dos assentamentos Nossa Senhora Auxiliadora e Rancho Loma. “Esses investimentos fazem parte do nosso propósito de governo, que tem a saúde como uma das prioridades” disse o prefeito José Roberto, no ato da entrega. As motos foram adquiridas com recursos da OSCIP Hospital Pantanal, através da Secretaria de Saúde, com um investimento de aproximadamente R$ 26, 000,00. Para o agente de saúde do Assentamento Rancho Loma, Anísio Ferreira dos Santos, a chegada da moto vai trazer muitos benefícios. “Com certeza, vai facilitar o trabalho e vai desenvolver melhor o nosso serviço, e a comunidade ganha”. Tendo que utilizar sua própria moto nas visitas, o agente lembra que há oito anos vinha pedindo as motos á prefeitura. “Antes eles sempre diziam que não era possível adquirir as motos. Sentíamos que não éramos valorizados” disse. Anísio ainda destacou: “a prefeitura vem colaborando com o desenvolvimento da saúde no município, esse investimento é uma prova disso” disse. No Rancho Loma há dois agentes de saúde, que antes de entregar as motos faziam seus trabalhos com veículos próprios. Segundo eles, as principais dificuldades eram as despesas altas e privação da família de utilizar o veículo enquanto se realizava as visitas. Com quatro agentes, o Assentamento Nossa Senhora Auxiliadora contava com três motos, e “tinham que ficar revezando quem não usaria a moto. Às vezes, o agente que estava sem a moto era acionado para verificar alguma situação. A pé, era complicado e tinha que se virar” disse Leidiane Agostini, agente de saúde da Auxiliadora. “Os veículos são ferramentas fundamentais para eles que percorrem até 40 km, por dia” ressaltou a secretária de saúde Ivoni Pelegrinelli. Agentes Os agentes de saúde dos assentamentos são figuras importantes na prevenção e no auxilio de tratamentos de doenças na localidade. No Assentamento Auxiliadora, por exemplo, que fica á 75 km do município de Iguatemi, os agentes fazem as visitas para prevenção das doenças e a promoção da saúde da família, através de ações educativas e também controlando os índices epidemiológicos. “Esse trabalho seria inviável se fosse realizado pela equipe da cidade” ressaltou a secretária. O assentamento conta ainda com a unidade de Estratégia de Saúde da Família, conhecido como Posto de Saúde. Equipado, o ESF conta com atendimentos médicos e odontológicos duas vezes na semana e uma equipe especializada, com técnicos e enfermeiros. “Todos os trabalhos desenvolvidos nos demais ESFs, também são realizados no assentamento, independente da distância” ressaltou Pelegrinelli. Ações A prefeitura de Iguatemi vem desenvolvendo importantes ações que visam garantir um atendimento de qualidade nos assentamentos. Entre as ações, a Prefeitura reformou o ESF da Auxiliadora, adquiriu uma ambulância nova para atender a comunidade, realizou diversas campanhas preventivas e contratou uma enfermeira, que atualmente mora no assentamento.