Iguatemi forma 50 alunos pelo Pró Jovem Trabalhador

Publicado em: 12/05/2010 15:49
Fonte/Agência: Por Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Iguatemi forma 50 alunos pelo Pró Jovem Trabalhador

A Prefeitura de Iguatemi promoveu na semana passada, em evento realizado no anfiteatro da Escola Salvador Nogueira, a entrega de certificados de formatura a 50 alunos do projeto Projovem Trabalhador. Os formandos passaram por capacitação em Comércio e Telemática. O desenvolvimento da capacitação de jovens em Iguatemi resultado do Termo de Adesão assinado pelo Governo de Mato Grosso do Sul ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), na modalidade Projovem Trabalhador, com objetivo de ampliar o atendimento à juventude sul-mato-grossense, que se encontrava excluída da formação profissional, com maior dificuldade de inserção na atividade produtiva e maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho, com uma meta de 5,5 mil jovens de 18 a 29 anos em 30 municípios. Em Mato Grosso do Sul, a gestão do programa é de responsabilidade da Fundação do Trabalho (Funtrab), que utilizou os Centros Integrados de Atendimento ao Trabalhador (CIAT) para realizar o processo de recrutamento, seleção e encaminhamento dos jovens aos cursos de qualificação social e profissional, cujos arcos ocupacionais foram definidos através das demandas apresentadas pelos municípios, conforme as necessidades do mercado de trabalho local e integradas ao projeto de desenvolvimento. O município de Iguatemi foi contemplado com uma meta de 150 jovens, que foram distribuídos em quatro turmas; duas já formadas e outras duas a serem concluídas: metal Mecânica e Administração. Em discurso, o prefeito de Iguatemi, José Roberto (PSDB), salienta que o empenho e a dedicação dos alunos foram imprescindíveis para o sucesso dos cursos e, conseqüentemente, do programa no município. Além do prefeito, a cerimônia de entrega de certificados foi prestigiada, pelo Diretor Geral da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul – Funtrab, Cícero de Ávila de Lima, a gestora estadual do Projovem Trabalhador, Lirce Cânepa Couto, pelo presidente da Câmara, Jesus Milane de Santana e pela secretaria de Assistência Social, Miriam Marques da Silva. O evento foi conduzido pelo coordenador do CIAT, Clodoaldo Bonkoski.