Com o plenário da Câmara de Vereadores lotado, tomou posse à primeira diretoria do recém criado Conselho Comunitário de Segurança Pública de Iguatemi. A Segurança pública contará, a, partir de agora, com um instrumento para discutir ações e soluções para área da segurança pública da cidade. O evento aconteceu na quinta-feira (9).
O prefeito de Iguatemi, José Roberto (PSDB), participou da cerimônia de posse, e destacou a importância da criação do Conselho: “será uma importante ferramenta de combate a violência” ressaltou.
Empossada como presidente do CCS do município, Edvaldo Barbosa Lacerda, conduziu a cerimônia. Em discurso, o presidente destacou que a implantação do Conselho é uma forma de aproximar a comunidade da polícia. Lembrou ainda da necessidade de se criar um vínculo de confiança da população em relação à polícia.
Também participaram da cerimônia de posse, o presidente da câmara de vereadores, Jesus Milani, o Ten Cel Daniel Benevides, comandante do 12º BPM, de Navirai, representando o secretário de segurança do estado, Dr. Wantur Brasil Jacini; o juiz da comarca de Iguatemi, Eduardo Lacerda Trevisan, o promotor de justiça, Dr. Fabricio Secafen Mingate, o Capitão Gilberto dos Santos, comandante da PM de Iguatemi, o SGT Helder, comandante do Destacamento do EB de Iguatemi, e o Dr. Atinoel Cardoso, presidente da 30º Sub Sessão da OAB/Iguatemi.
Também foram empossadas outras 17 pessoas, para a diretoria e comissões do Conselho.
O Conselho Comunitário de Segurança é uma entidade criada com o objetivo de ser o canal de ligação da comunidade com a Sejusp. Eles funcionam com membros da comunidade exercendo funções de diretorias, se reunindo para discutir com os profissionais de segurança situações existentes em sua comunidade. Dessa forma, a Sejusp consegue um melhor planejamento da segurança de determinada região de acordo com o que foi levantado pelos representantes da comunidade.