Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Atendimento: 2ª à 6ª, das 7:00h às 13:00h (MS)
(67) 3471-1130

PREFEITURA DE IGUATEMI REALIZA 1º ENCONTRO TÉCNICO DE PISCICULTURA PARA FOMENTAR A PRODUÇÃO RURAL SUTENTÁVEL.


Publicado em: 07/08/2025 10:58
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: Comunicação
PREFEITURA DE IGUATEMI REALIZA 1º ENCONTRO TÉCNICO DE PISCICULTURA PARA FOMENTAR A PRODUÇÃO RURAL SUTENTÁVEL.

A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promoveu nesta quarta-feira (6) o 1º Encontro Técnico de Piscicultura, com o objetivo de incentivar a cadeia produtiva da criação de peixes no município e fortalecer a agricultura familiar. O evento aconteceu na Estância Carolina, no bairro Vila Rosa, reunindo autoridades, técnicos, produtores rurais e representantes de instituições parceiras.

O evento contou com apoio do SENAR, Sindicato Rural, AGRAER, IAGRO, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Câmara de Vereadores que sempre apoia os Projetos que beneficiam a população de Iguatemi. O encontro marcou um importante passo rumo à diversificação das atividades produtivas no campo, oferecendo aos pequenos produtores mais uma alternativa de geração de renda.

Estiveram presentes o prefeito Lídio Ledesma, a vice-prefeita Patrícia Margatto, o presidente da Câmara Jesus Milane de Santana, secretários municipais e representantes de diversas entidades ligadas ao setor.

Durante a abertura, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Arcoverde, destacou que a piscicultura representa uma oportunidade concreta de desenvolvimento rural sustentável, desde que acompanhada de assistência técnica qualificada e ações coordenadas. “É um momento de troca de experiências, aprendizado e incentivo ao empreendedorismo no campo”, afirmou.

A programação contou com palestras ministradas por especialistas da área:

•        César Sary, Supervisor de Campo do SENAR;

•        Antônio Netto Felippe, Coordenador de Piscicultura da AGRAER;

•        Representantes da empresa Ômega Fish, do frigorífico de Mundo Novo-MS;

•        Fabrício Motta, da IAGRO;

•        E a bióloga municipal, Sirlei Costa Souza, que apresentou os trâmites legais para os interessados em iniciar a atividade.

Também participaram do evento profissionais e empreendedores do setor, como os representantes da Rotoágua, Claci Bork (SENAR/Mundo Novo), Claudio César (Infraestrutura Rural de Naviraí), Carlos Alberto Martins (SIM/Naviraí) e Raul Amaducci, da Superintendência do Ministério da Agricultura.

O prefeito Lídio Ledesma reafirmou o compromisso da administração com o fortalecimento da piscicultura e se comprometeu que a Prefeitura empreenderá todos os esforços possíveis para apoiar os produtores, inclusive com a disponibilização de maquinários para a construção de tanques escavados. “Nosso objetivo é ampliar as oportunidades de geração de renda no campo, dando suporte técnico e estrutural para que os produtores possam diversificar suas atividades com segurança e rentabilidade”, destacou o prefeito.

Ao final da programação, foi servido um almoço de confraternização com os participantes, que puderam degustar uma tradicional moqueca, valorizando a cultura gastronômica local e reforçando a importância da piscicultura como potencial produtivo e econômico.

A Prefeitura estuda a criação de um programa municipal de incentivo à piscicultura, com capacitações continuadas, apoio técnico e organização de produtores, visando consolidar essa atividade como mais uma fonte de renda do município nos próximos anos.