Prefeitura de Iguatemi reforma estradas vicinais

Publicado em: 19/02/2010 15:01
Fonte/Agência: Por Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Iguatemi reforma estradas vicinais

Após quase 30 dias de intensos trabalhos, a secretaria de Obras da Prefeitura de Iguatemi, anuncia que a primeira etapa dos trabalhos de recuperação das estradas vicinais, danificadas pelas chuvas, já foram concluídas. A prioridade, conforme Nelson Rezende secretario de obras, eram as estradas consideradas em estado mais críticos.

Com cerca de 1.300 km de estradas vicinais – umas das maiores malhas vicinais do estado - o município tem nas estradas a principal via de escoamento da produção agrícola e do transporte de gado. A melhoria destas vias - que neste período de constantes chuvas ficaram muito danificadas - é reivindicação constante da classe produtora.

Há mais 20 dias a prefeitura mantém duas frentes de trabalhos em pontos estratégicos. “Tínhamos duas situações que necessitava de urgência: garantir o acesso dos estudantes da zona rural as escolas e garantir o escoamento da safra de soja (em período de colheita)”. Somente neste período, 300 km já passaram por melhorias. A prefeitura arca com o diesel, maquinário, pessoal e materiais como cascalho, por exemplo. Um alto custo.

A restauração das estradas vicinais, segundo o secretario, deve continuar e se intensificar com o fim das chuvas. Mesmo com as dificuldades que a prefeitura tem para atender a todo o município num curto espaço de tempo, e com poucos maquinários o secretário está confiante: “os pontos mais críticos já foram concertados, agora, o trabalho será mais rápido; creio que em 60 dias toda a malha seja reformada.”

Iguatemi conta com duas patrolas e três pás carregadeira. Enquanto o ideal seria quatro patrolas e quatro pás carregadeiras.

No momento, uma equipe está na região da Fazenda União, próxima a divisa dos municípios de Iguatemi e Amambai. Outra está trabalhando na estrada de acesso a cidade de Japorã.

Porém, Nelson explica que a solução do desgaste das estradas não depende apenas do empenho da prefeitura, as chuvas dos últimos dias tem sido muito intensas; segundo ele, é praticamente impossível que as estradas não sofra com as chuvas.