Escolinha da Prefeitura forma cidadãos e revela jogadores

Publicado em: 09/02/2010 21:27
Fonte/Agência: Por Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Escolinha da Prefeitura forma cidadãos e revela jogadores

Cerca de 110 crianças e adolescentes, com idades entre sete e 18 anos, estão participando da Escolinha de Futebol, coordenada pela Prefeitura de Iguatemi. A Escolinha se apresenta como uma interessante agente de aprendizado. Através do futebol, os pequenos jogadores, recebem não só aulas de futebol, que é o grande objetivo deles, mas também aprendem o respeito aos colegas, o cumprimento de horários, a organização em manter seus uniformes nos locais adequados e de maneira adequada, o companheirismo, e acima de tudo, a cumprir as regras do jogo. A escolinha de futebol tem como professores o ex-jogador profissional Valdecir Venciguerra, o ‘Milico’, e o professor de Educação Física, Ivanclei Santana. As atividades começaram na terça-feira (9). Os treinamentos acontecem no estádio municipal, Adão Mendes. De acordo com Valdecir, a escolinha tem um papel fundamental na socialização dos garotos. "Nossa proposta não é apenas formar bons jogadores, mas também desenvolver um trabalho social com crianças e adolescentes, em sua maioria, de famílias de baixa renda, transformando-os em cidadãos de bem", destacou o treinador. Revelações Orgulhoso ao ressaltar o sucesso dos seus ex-atletas que hoje defendem equipes profissionais, Milico, destaca que a escolinha também tem revelado jogadores para o futebol brasileiro. Um dos exemplos é do jovem Júnior César de Souza, 15 anos, que há quatro anos defende a equipe base do Internacional (Porto Alegre-RS). Outros nomes são de Jean Carlos e Gisclei dos Anjos, atletas que defendem a equipe do Urso, de Mundo Novo. Jean Carlos defendeu no ano passado o time do Barueri, uma das equipes que surpreendeu no Campeonato Brasileiro do ano passado. A nova relação é Rosimar Benites, 16 anos, recém convidado para testes na equipe do Palmeiras. O trabalho de Valdecir e Ivanclei consiste no desenvolvimento da disciplina, determinação, saúde e perspectiva de futuros cidadãos aptos para a sociedade, através do futebol. Aulas As aulas acontecem duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, em duas opções de horário: pela manhã e pela tarde. A expectativa, segundo Milico, é de preparar a garotada para a Copa MS de Futebol Sub-16 e para a Copa Pantanal Categoria de Base. As duas competições estão previstas para os meses de março e abril. Novidade Venciguerra informou ainda que estão abertas as inscrições para a Escolinha de Futebol Feminino, novidade no município. Segundo ele, uma forma de integrar a meninas e de dar oportunidades a elas de praticar esportes. “Elas também gostam de jogar futebol, tanto quanto os homens” disse o professor. As inscrições, totalmente gratuitas, podem ser feitas na secretaria de esporte, anexa ao ginásio municipal. Mais informações (67) 3471-1341.