Torneio mostra o potencial das vacas na Feira do Leite

Publicado em: 06/12/2009 15:50
Torneio mostra o potencial das vacas na Feira do Leite

Por volta de meio-dia de ontem, a solenidade de premiação ao primeiros colocados dos três campeonatos marcou o final do torneio leiteiro, realizado em cinco rodadas (ordenhas), nos últimos três dias, em Iguatemi no Recinto Estrela Leilões, durante a Feira do Leite do Leite do Território Cone Sul.

A grande campeã foi a vaca Suzy, que no campeonato das vacas da raça holandesa teve produção de 110,3 quilos de leite (24,1 kg na melhor ordenha) deixando feliz o produtor Clauzio Marchezan (Chácara Santa Clara - Laguna Caarapã), que recebeu o troféu e o cheque de R$ 700, das mãos do prefeito de Iguatemi – José Roberto Arcoverde e do gerente de Desenvolvimento Econômico, Juarez Figueiredo.

Iguatemi conquistou o título de produção da raça Gersey, com a vaca Gérsinha, criada no Recanto da Natureza, no assentamento Colorado, que teve produção de 68,5 quilos (15,2 na melhor ordenha), que levou a premiação de um troféu e R$ 700 para o criador José Moreira dos Santos (Zé da Deda), recebida das mãos do vice-prefeito de Naviraí – Ronaldo Botelho.

No torneio da raça Gir (girolando) o animal Déizão, do produtor Revelino Rodrigues (Estância Diamante Negro - Caarapó) teve produção de 78,5 quilos em cinco rodadas (17,5 kg na melhor delas). Cada um dos três primeiros colocados ganhou um troféu, os primeiro colocados ganharam  R$ 700, os segundos R$ 500 e os terceiros R$ 200.

O prefeito José Roberto Arcoverde agradeceu a participação de todos os competidores, da equipe de trabalho, do publico e dos organismos governamentais que deram apoio para a Feira do Leite e para o torneio leiteiro, na presença de representantes dos oito municípios que compõe a regional Cone Sul do Território da Cidadania.

O coordenador do torneio leiteiro, Roberto Nakayama (Agraer de Juti) disse que em Iguatemi, o nível de competição foi bom, com oportunidade de intercâmbio entre os já acostumados competidores de Laguna Caarapã e Caarapó com assentados de Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo e Iguatemi.

Nakayama acredita que o nível de competitividade deve ser aumentado na segunda Feira do Leite e acredita que “o torneio leiteiro é importante para difundir a melhoria da qualidade genética, e foi uma oportunidade para que tenham conhecimento de novos equipamentos e de tecnologias, com troca de experiências”.