Saúde marca presença no dia de ação global

Publicado em: 19/11/2009 15:35
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Saúde marca presença no dia de ação global

Os membros das 252 famílias assentadas nos lotes da gleba Nossa Senhora Auxiliadora aproveitaram a ação global (realizada entre 7h e 23h de quarta-feira) e movimentou as instalações provisórias do setor reservado para o atendimento de saúde, na escola do Centro Educacional Municipal Rural (Cemur) Nova Iguatemi.

Na atividade apoiada pela Prefeitura foi desenvolvida em parceria com o Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Gerência Municipal de Saúde marcou presença com realização de 124 exames do programa Útero é Vida e 142 procedimentos do programa Toque de Vida (prevenção ao câncer de mama), segundo a gerente municipal de Saúde – Ivoni Pelegrinelli.

Durante a realização das atividades do programa Toque de Vida foram detectados nódulos em algumas mulheres, que estão sendo encaminhadas para a mamografia. Foi um dia de colaboração (voluntariado) das enfermeiras do município (Julimara, Rejane, Ludelça, Olavinda e Vanusa).

A dentista Patricia Margatto marcou presença ao ministrar palestra sobre a saúde bucal. As mulheres que fizeram o exame de colo do útero (Papa Nicolau) ganharam um kit de beleza cada uma. Houve palestras sobre o câncer do colo uterino, sobre higiene pessoal, alimentar, doméstica, planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis.

Também aconteceram cortes de cabelo, tratamentos de unhas, aplicação de flúor e as palestras sobre escovação dentária, nutrição e alimentação. Durante o dia, as crianças puderam se divertir com gincanas, brincadeiras, pula-pula, cama elástica e no escorregador.

Ciranda Cultural

No assentamento Nossa Senhora Auxiliadora, na noite de quarta-feira (18) aconteceu a Ciranda Cultural. Esta série de atividade aconteceu no terceiro turno (entre 19h e 23h) para encerrar a atividades de prestação de serviços à comunidade.

Houve apresentações de dança (com mostra de trabalhos desenvolvidos por profissionais de Campo Grande, Naviraí e de outros locais do Estado), teatro (grupo Trupe da Arte e Vida, com um espetáculo que já foi apresentado em diversas partes do mundo), show de Clodoaldo Viola e harpa tocada pelo iguatemiense Isaac Garcia (com acompanhamento do Sargento Violeiro), mostra de duplas sertanejas iguatemienses e show da Revoada Pantaneira. Também houve a presença dos alunos da escola do assentamento, que fizeram trabalho voluntário, sob a direção da professora Dorileide Pereira.