Erva-mate terá dia de campo em Iguatemi

Publicado em: 22/10/2009 07:50
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Erva-mate terá dia de campo em Iguatemi

A Prefeitura de Iguatemi, através da Gerência Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) agendaram um dia de campo sobre o cultivo de erva-mate para a quinta-feira. A informação é do prefeito José Roberto Arcoverde e do coordenador do escritório local do órgão estadual – Emerson Batista.

Durante a manhã desta quinta-feira, as três estações demonstrativas a ser implantadas na chácara da indústria erva-mate Vô Chico, deverá ser visitada por grupos de 15 pessoas enviadas por delegações de oito municípios da região do Cone Sul (Iguatemi, Itaquiraí, Naviraí, Mundo Novo, Japorã, Eldorado, Tacuru e Sete Quedas).

Mudas distribuídas

Além da produção mantida pela indústria, inclusive na área da chácara onde será realizado o vento, a Prefeitura de Iguatemi iniciou um programa de resgate do cultivo da erva-mate e recentemente produtores do assentamento Rancho Loma receberam 2,3 mil mudas de erva-mate.

Para os produtores do assentamento Rancho Loma, a doação de mudas foi feita pela Prefeitura de Iguatemi (através da Gerência de Desenvolvimento Econômico) e via Arranjo Produtivo Local da Cultura da Erva-Mate na Região Sul - Fronteira de Mato Grosso do Sul (APL).

De acordo com o gerente municipal de Desenvolvimento Econômico, Juarez Figueiredo, os agricultores familiares tradicionais e pequenos produtores do assentamento estão sendo incentivados em um programa que visa resgatar a tradição das famílias em cultivar os ervais para o consumo e oferece alternativa de geração de renda com a comercialização dos excedentes.

A assessora técnica da Gerência, Sirlei Costa Souza declarou que “a erva-mate é uma das culturas que mais contribuíram para a ocupação e povoamento da região sul do Estado”. Ela lembra também que a erva-mate teve forte impacto na formação social, cultural e econômica e no surgimento de cidades como Iguatemi. Com o passar dos tempos, os ervais cederam o espaço para as culturas anuais e criação de bovinos.

As ações do projeto no município de Iguatemi, quanto a orientação do projeto ambiental pela Gerência de Desenvolvimento Econômico e pela Agraer quanto a orientação aos agricultores em relação aos procedimentos para o plantio.

Projeto

O Arranjo Produtivo Local de Erva-Marte está sendo desenvolvido pela Agraer em parceria com o Ministério da Integração Nacional. Além de proporcionar uma alternativa de produção que represente novas fontes de ocupação, mão-de-obra, comercialização e renda para agricultores familiares da região sul-fronteira, o projeto de APL busca ainda, resgatar e preservar a cultura local, uma vez que a erva-mate ocupa um papel importante na história de colonização da região.

No total, o projeto distribuirá 429.000 mudas a produtores de onze municípios - Amambaí, Iguatemi, Sete Quedas, Tacuru, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Laguna Caarapã, Paranhos, Antônio João e Japorã.

O APL conta com recursos no valor total de R$ 500 mil, sendo R$ 450 mil do Ministério da Integração Nacional e R$ 50 mil da Agraer. Os municípios também investem no programa e os valores podem variar, de acordo com as peculiaridades de cada convênio (pode haver diferenças entre um município e outro).