Agentes de saúde consultam e fazem a festa da criançada

Publicado em: 15/10/2009 10:01
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Agentes de saúde consultam e fazem a festa da criançada

Os profissionais da Gerência Municipal de Saúde de Iguatemi fizeram o controle da pesagem e medição de crianças, em continuidade ao programa de acompanhamento dos Postos de Saúde da Família da Vila Rosa e da Vila Operária. A informação é da gerente municipal de saúde – Ivone Pelegrinelli.

A atividade foi realizada na terça-feira, com o fechamento das atividades desenvolvidas pela Prefeitura (a programação teve participação das gerências de Educação e de Assistência Social).

A enfermeira Ludelça Dorneles disse que a pesagem e a medição aconteceu em crianças da faixa etária situada entre zero e sete anos. No PSF da Vila Rosa houve a entrega de picolés e mais de 250 brinquedos para as crianças que lá estiveram. Houve a mobilização da equipe da unidade, com a colaboração dos agentes comunitários de saúde.

No PSF Vila Operária, segundo a enfermeira Rejane Passos, houve a distribuição de doces e balas, algodão doce, cachorro quente, doação da comunidade sendo arrecadada através dos agentes de saúde, foi disponibilizado o pula-pula e houve pinturas (desenho e maquiagem com desenho no rosto).

PESO E ALTURA

Em Iguatemi, as crianças recebem a atenção no seu desenvolvimento, com controle de pesagem e crescimento. Quando é verificada alguma anormalidade, a família recebe a visita de um enfermeiro. No caso de doença, a criança é encaminhada ao pediatra.

As visitas domiciliares são feitas periodicamente pelos agentes comunitários de saúde, responsáveis por uma determinada área de cobertura. Os profissionais também verificam outros fatores que podem interferir nas condições de saúde dos membros da família, como higiene e cuidados com o ambiente local. Os agentes de saúde são treinados para dar orientações.