Prefeitura e Senar realizam curso manejo de pastagem

Publicado em: 02/10/2009 10:30
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Prefeitura e Senar realizam curso manejo de pastagem

Começou ontem e termina amanhã o curso de manejo de pastagens no assentamento Nossa Senhora Auxiliadora. O vento está sendo realizado pela Prefeitura de Iguatemi, através da Gerência Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Sindicato Rural de Iguatemi.

Durante os três dias, as aulas foram ministradas pelo educador do Senar – Fábio Arguelo Biberg, ministrou 32 horas/aula de noções teóricas e aplicações práticas.  As aulas teóricas aconteceram no pavilhão de eventos do assentamento e as aulas práticas aconteceram em lotes de assentados da gleba.

O curso oferecido aos assentados e pequenos proprietários rurais da região teve como objetivo a promoção da educação, informação e conhecimento em agronegócios com novas tecnologias.  A finalidade é formar profissionais e promover o bem estar social as pessoas do meio rural.

As aulas com repasse de informações para a qualificação e formação profissional foram repassadas com base na estruturação e na capacidade de ocupação do meio rural. Segundo o educador do Senar (Fábio), o manejo de pastagem é feito com a ocupação do solo e para que o serviço seja feito de forma eficiente é necessário conhecer as plantas forrageiras que melhoram o pasto e tenha mais resistência nos período de seca.

As técnicas repassadas possibilitam melhorar a cobertura e o ganho por metro quadrado. As preocupações com a saúde animal e das pessoas, também foram objetos da aula, com abordagem sobre os cuidados com a preservação do meio-ambiente interagindo com melhor qualidade de vida.