Iguatemi auxilia o IBGE na preparação do Censo 2010

Publicado em: 23/09/2009 14:54
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Iguatemi auxilia o IBGE na preparação do Censo 2010

Após a abertura das inscrições para o concurso que permitirá a contratação de supervisores e agentes que coordenarão os trabalhos da coleta de dados do recenseamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em 2010, os membros da Comissão Municipal Censitária de Iguatemi estiveram reunidos na Prefeitura, para definir o apoio a ser dado ao órgão federal.

Iguatemi (14,63 em habitantes 2007 e 15,2 mil no ano passado) terá três vagas abertas no concurso nacional, a ser preenchidas no primeiro processo seletivo e no segundo, deverão ser contratos os recenseadores (número ainda não definido, mas Iguatemi deve ter entre 10 a 15 moradores contratados).

Por determinação do prefeito José Roberto Arcoverde, a Prefeitura vai dar o máximo de suporte possível, para que seja bem sucedido o trabalho. Já estão sendo visitados imóveis com pelo menos 30 metros quadrados, para a locação, visando a centralização dos serviços.

O mobiliário, a linha telefônica e o acesso à internet banda larga deve ser disponibilizado, neste Censo que será todo automatizado, com o registro computadorizado, em computadores de mão, desde o momento das entrevistas aos moradores da cidade e da área rural. As prefeituras estão entrando como parceiras, e órgãos públicos como a Agraer e Funasa, além do governo federal, estão discutindo detalhes das parcerias, como a disponibilidade de veículos e o custeio de combustível.

PROCESSO SELETIVO

Foi aberta na segunda-feira (21) a inscrições para o processo seletivo de contratação temporária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), cujo prazo termina no dia seis de outubro. Para se candidatar é necessário ter a conclusão do ensino médio. O material para o preenchimento pode ser obtido na agência dos Correios ou através do site da Cesgranrio.

Para agente censitário municipal a inscrição custa R$ 18 e o salário é de 760/mês. Para Agente Censitário Supervisor, a inscrição custa R$ 22 e o salário é de R$ 900.  Nestes valores não estão computados o auxílio alimentação, o auxílio-transporte e as férias proporcionais e décimo-terceiro proporcional ao período de trabalho que pode durar entre dez a doze meses, provavelmente a partir de janeiro.

Ainda não houve a definição do segundo concurso, que deve tratar da contratação de recenseadores, que exigência a conclusão do ensino fundamental. Para Iguatemi haverá entre 10 a 15 vagas, com trabalho a ser iniciado a partir de março ou abril, com remuneração de acordo com a produtividade.