Programas de Saúde beneficiam mulheres gestantes de Iguatemi

Publicado em: 18/09/2009 09:25
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Programas de Saúde beneficiam mulheres gestantes de Iguatemi

Em todas as quintas-feiras a Gerência Municipal de Saúde da Prefeitura de Iguatemi presta atendimento especial para dezenas de gestantes, no Posto de Saúde da Família (PSF) da Vila Rosa.

O trabalho é coordenado pela enfermeira Ludelça Ledesma. Ela informa que as gestantes vão até a unidade de saúde para participar de um conjunto de ações que englobam procedimentos básicos. As participantes do programa se comprometem a fazer a visita no PSF pelo menos uma vez por mês.

As mulheres reunidas no PSF da Vila Rosa recebem informações repassadas através de palestras educativas, voltadas para a valorização da saúde da gestante, e são recebidas com um coquetel festivo. “A idéia e destacar a importância do pré-natal na vida da mãe e do futuro neném”, afirma a enfermeira coordenadora.

Nas palestras, a amamentação é tema principal, e o conceituado  leite materno é recomendado como alimento único e suficiente para o recém nascido até os primeiro seis meses de vida.

De acordo com Ludelça, as ações desenvolvidas no programa estão contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população gestante do município. “Na medida em que atribui um acompanhamento com profissional qualificado se percebe que a auto-estima permite obter resultados satisfatório na saúde de cada uma delas”, afirma.

Ludelça destaca que a experiência repassada contribui para o aumento de partos normais, e só assim pode chegar ao número menor de intervenção cirúrgica entre as gestantes.

No PSF da Vila Rosa, a mulher gestante que participa de uma palestra mensal e concorre ao sorteio  de presentes para o bebê, além de receber informações que abordam temas aparentemente simples, tais como sinais e sintomas do parto, amamentação e banho do recém-nascido.