Apresentado o plano de recuperação do Sacarão

Publicado em: 28/08/2009 11:40
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Apresentado o plano de recuperação do Sacarão

O projeto de recuperação das matas ciliares, de preservação ambiental e revitalização do córrego Sacarão, foi apresentado em solenidade simples, no final da tarde de quinta-feira, no auditório da Prefeitura, para uma platéia de cerca de 30 pessoas.

Para o secretário estadual adjunto de Meio-Ambiente, Márcio Monteiro houve a demonstração foi realizada pelo prefeito José Roberto Arcoverde, a Gerência Municipal de Meio-Ambiente e por um representante da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer – Emerson Moreira Batista)

Logo após a apresentação do projeto, o gerente de Meio-Ambiente, Juarez Figueiredo levou o grupo de convidados a um passeio pelas margens do córrego, da nascente até a desembocadura, na foz do rio Iguatemi.

De acordo com o prefeito Zé Roberto, recuperar as margens e nascente do córrego Sacarão pode propiciar melhor qualidade de vida nos ambientes aquáticos e terrestres. Juarez disse que deve haver palestras voltadas a educação ambiental, na rede municipal de ensino e com os produtores rurais.

Juarez disse também que em breve os ribeirinhos devem ser chamados para a realização de um Termo de Ajustamento de Conduta (Tac), com a supervisão do Ministério Público Estadual (MPE), para que sejam garantidas as práticas conservacionistas, o isolamento das margens das nascentes, o terraceamento das propriedades no entorno do Sacarão.

Os técnicos projetam controle de pragas, recomposição das matas ciliares e dar assistência aos produtores do entorno do córrego visando a recuperação da área degradada.