MORRE AOS 82 ANOS “PADRE JOÃO”, APÓS QUASE 40 ANOS DE SACERDÓCIO.

Publicado em: 22/09/2023 13:06
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: Anailton Batista
MORRE AOS 82 ANOS “PADRE JOÃO”, APÓS QUASE 40 ANOS DE SACERDÓCIO.

Nascido em 02 de abril 1941 na cidade de Seixo de Mira em Portugal, onde com apenas 11 anos de idade foi para o seminário onde concluiu seus estudos. João Evangelista Rocha Catarino, formou-se em teologia e filosofia. Em 1965 foi ordenado presbítero. Após esse período, no ano de 1978, veio para o Brasil onde assumiu em Iguatemi/MS, o comando da Paróquia Imaculada Conceição.

Sob sua condução, iniciou-se a construção da Igreja Matriz, uma das mais belas obras da cidade, sendo também o cartão postal do município, criou a Escola de Evangelização, fundou a Fundação Artística e Cultural Imaculada Conceição (Rádio) e implantou o Acampamento.

Teve como umas de suas grandes missões, ir de encontro aos mais humildes, em regiões distantes da cidade que residiam em fazendas e assentamentos. Despertou na juventude iguatemiense o desejo de estar mais próximo da Igreja de Deus e também colocou a generosidade como algo fundamental na sociedade e na vida cristã dos fiéis.

Algo que destacou em seu sacerdócio, foi o respeito e o diálogo com as demais lideranças religiosas do município, conquistando um relacionamento de irmão para com as demais religiões locais.

Aos 82 anos, no dia hoje (22), às 00:45 (horário de Brasília) e 05:45 (horário de Portugal), ele faleceu no seminário da cidade de Cucujães em Portugal. A notícia chegou no Brasil ainda nesta madrugada, e a população da cidade recebeu a notícia ao som do sino da Igreja Matriz.

Os poderes Executivo e Legislativo manifestaram nota de pesar pelo falecimento do “Padre João”, onde o prefeito Lídio Ledesma emitiu Decreto Municipal estabecendo Luto Oficial de três dias em Iguatemi. “Recebi consternado essa notícia da perda do nosso querido Padre João. Alguém que dedicou tanto pela nossa comunidade e que nos deixará muita saudade e boas lembranças”, disse o prefeito Dr. Lídio em suas redes sociais.

(Agradecimento a todas as pessoas que contribuíram com fotos e informações #Ascom)