PROFISSIONAIS DA SECRETARIA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO PARTICIPAM DE SEMINÁRIO SOBRE PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA.

Publicado em: 29/06/2023 12:29
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: kidão

Com o objetivo de capacitar os gestores do PSE e apresentar projetos exitosos desse programa em todo o estado para que essa política integrada possa ser difundida em Iguatemi, aconteceu nos dias 27 e 28 de junho, o 1º Seminário Estadual de Políticas Intersetoriais de Promoção à Saúde Escolar. O evento, foi promovido pela Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul em Campo Grande. Participaram a Coordenadora Municipal do Programa Saúde na Escola (PSE) Ana Caroline Ananias, juntamente com a nutricionista da Educação Josiane Giaretta.

O PSE, visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira e em Mato Grosso do Sul tem adesão dos 79 municípios, incluindo o Município de Iguatemi. “O programa já está em execução no nosso Município e, a partir desse treinamento, será possível ampliar ainda mais as ações com o envolvimento dos Profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social”, frisou a Coordenadora do PSE de Iguatemi, Caroline.

“A escola é um espaço rico de aprendizagem e desenvolvimento de toda comunidade escolar e a integração entre Saúde e Educação enriquece ainda mais esse ambiente, contribuindo para um melhor desenvolvimento de nossas crianças”, enfatizou a Nutricionista da Secretaria de Educação, Josiane.

O PSE possui 13 eixos que englobam atividades como a prevenção às arboviroses, desenvolvimento sustentável, promoção à saúde física e mental, prevenção da gravidez, incentivo à não violência e resolução de conflitos, entre outros temas relevantes. Estão entre as ações em que os municípios podem trabalhar:

•        Saúde ambiental;

• Promoção da atividade física;

• Alimentação saudável e prevenção da obesidade;

• Promoção da cultura de paz e direitos humanos;

• Prevenção das violências e dos acidentes;

• Prevenção de doenças negligenciadas;

• Verificação da situação vacinal;

• Saúde sexual e reprodutiva e Prevenção do HIV/IST;

• Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas;

• Saúde Bucal;

• Saúde Auditiva;

• Saúde Ocular;

• Prevenção à Covid-19.

Estiveram presentes ainda na ocasião Gracielly Delgado (Representante do Ministério da Saúde), Valquíria Rédua (Representante da SED), Guerino Périus (Secretário de Educação de Chapadão do Sul e Presidente da União Nacional de Dirigentes da Educação-UNDIME), Marcela Roiz Martini (Representante do Ministério da Saúde/INCA), Mauro Lúcio Rosario (Coordenador Estadual de Controle de Vetores – SES), Karine Cavalcante da Costa (Enfermeira/ Coordenadora da Atenção Primária à Saúde SES), Maria Aparecida Cruz (Gerente GEAN-SES), entre outros.