PREFEITURA DE IGUATEMI FARÁ MUTIRÃO DE LIMPEZA.

Publicado em: 27/01/2021 18:27
Fonte/Agência: Ascom - Anailton Batista
Autor: José Elias
PREFEITURA DE IGUATEMI FARÁ MUTIRÃO DE LIMPEZA.

Secretários de saúde e de obras reunido com equipes que coordenarão os trabalhos

A Prefeitura de Iguatemi realizará um grande mutirão de limpeza envolvendo toda comunidade iguatemiense.

Serão realizadas orientações nas residências e comércio local, além de vistorias em terrenos baldios e imóveis fechados, levando em conta a lei que permite a entrada dos agentes de fiscalização e controle de endemias nestes imóveis para conferir possíveis locais de criadouros do mosquito aedes aegypti transmissor da Dengue, Zika vírus e febre Chikungunya.

Serão expedidas notificações de limpeza e eliminação destes criadouros. Também serão coletados materiais lixos e recipientes que possam servir de criadouros.

Segundo o secretário de saúde Janssen Galhardo, a partir de agora o proprietário do imóvel que descumprir a lei, além da notificação, poderá também receber multas que podem gerar despesas adicionais para o proprietário que também responderá judicialmente.

A previsão de início dos trabalhos do mutirão é para a segunda semana de fevereiro, no dia 8 de fevereiro, iniciando pela região da vila Rosa Jardim dos eucaliptos 1 e 2 e parte da área central.

Em seguida os trabalhos seguirão o cronograma de limpeza que já está em andamento no município através da Secretaria de obras.

Além das duas secretarias também farão parte dos trabalhos os agentes comunitários de saúde e agentes de controle de vetores e endemias, agentes da vigilância sanitária entre outros órgãos da administração municipal.

De acordo com o secretário de saúde o objetivo principal é de orientar a população a respeito dos perigos que o mosquito aedes aegypti pode causar na saúde da população, acostumar a população também a cumprir a legislação que cobra dos infratores quanto a limpeza pública e ainda de se fazer a coleta para a limpeza geral da cidade.

O secretário de obras Agnaldo disse que no novo calendário de limpeza, além da organização de localidades a serem coletadas como já vinha acontecendo também terá um novo formato com o calendário de dias e meses do ano de 2021, o que facilita o controle do morador no que se refere a limpeza.

Combater a dengue é uma tarefa de todos, onde o morador tem a obrigação de manter limpo seus quintais terrenos baldios ou imóveis fechados e ainda de colaborar orientando seus vizinhos para que façam o mesmo.