Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Atendimento: 2ª à 6ª, das 7:00h às 13:00h (MS)
(67) 3471-1130

PREFEITA PATRÍCIA DECIDE RETIRAR PROJETO DE VENDA DE TERRENO, VALOR SERIA USADO PARA PAGAMENTO DE DÍVIDA DE PRECATÓRIOS


Publicado em: 13/04/2020 18:56
Fonte/Agência: Município de Iguatemi
Autor: Comunicação Social
PREFEITA PATRÍCIA DECIDE RETIRAR PROJETO DE VENDA DE TERRENO, VALOR SERIA USADO PARA PAGAMENTO DE DÍVIDA DE PRECATÓRIOS

Município está com restrição junto ao SINCOV, não podendo receber repasses da União e nem contratar empréstimos externos e internos.

Após a declaração de 4 (quatro) vereadores iguatemienses em suas redes sociais, de que seriam contra a venda do terreno em frente a rodoviária, sendo que o valor seria usado para pagamento de uma parte da dívida de precatório, a prefeita Patrícia decidiu retirar o projeto de pauta de votação da câmara municipal.

O Projeto de Lei n. 002/2020, autorizava a venda dos terrenos localizados em frente à Rodoviária Municipal, mas devido a negativa de alguns vereadores que declararam votar contra, a prefeita determinou que o projeto seja retirado de pauta.

“Infelizmente temos uma dívida de mais de 4 milhões de reais, estamos com bloqueio no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Sincov) desde o dia 19-02-2020, o que impede o município de Iguatemi de receber transferências voluntárias da União Federal e de contrair empréstimos externo ou interno”, comentou a prefeita Patrícia.

Outro impasse que está na iminência de acontecer é o sequestro de repasses do município (FPM e ICMS), o que se acontecer, acarretará em vários transtornos para a população, impactando negativamente nos gastos da saúde, educação, obras, assistência social e até no pagamento dos funcionários públicos municipais.

Essa dívida foi contraída pelo Município no ano de 1996, há quase 25 anos, na Gestão do Ex-Prefeito Nilzo, esse débito veio se arrastando por todo esse tempo sem que nenhum dos Prefeitos anteriores adotassem qualquer medida para quitar o débito, preferindo protelar a situação através de recursos judiciais, até que o Processo transitasse em julgado e hoje não há opção que não seja o pronto pagamento.

A situação hoje é delicada, essa restrição pelo não pagamento do precatório está impedindo o Município de receber recursos de convênios que somam mais de R$ 3.000.000,00 (três milhões) e seriam utilizados na conclusão da reforma do PAM, aquisição de retroescavadeira, pavimentação asfáltica, construção de barracões em assentamentos rurais, abastecimento de água no Assentamento N. Sra. Auxiliadora, construção de creche e quadras esportivas.

“Outro fato negativo que provavelmente vamos enfrentar, é o financiamento junto à Caixa que já estava aprovado para pavimentação do Bairro Vila Nova Esperança, esse projeto também não pode ser contratado, adiando o sonho daquela comunidade em ter o bairro asfaltado”, declarou a prefeita Patrícia.

“A nossa ideia em vender esses terrenos, era para resolver esse problema dessa dívida de 1996, uma dívida antiga, mas que nenhum dos antecessores teve a coragem de enfrentar, somente o ex-prefeito Gelson Andrade Moreira, que enquanto prefeito pagou as parcelas em dia.

Conversei com a minha equipe jurídica e administrativa e, por não termos os votos suficientes para a aprovação do projeto, optamos por fazer a sua retirada da pauta de votação da Câmara Municipal. Vamos tentar outra forma de resolver essa situação, mas deixando claro que os riscos de cortes em serviços públicos, repasses a entidades e o próprio pagamento de funcionários, poderá ser comprometido caso haja o sequestro dos repasses do município”, finalizou a prefeita Patrícia.