PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARTICIPARAM DE TREINAMENTO DE SOCORRISTA.

Publicado em: 26/05/2019 23:40
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: kidao
PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARTICIPARAM DE TREINAMENTO DE SOCORRISTA.

Visando capacitar cada vez mais os profissionais da área da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, através 12º Grupamento de Bombeiros Militar de Mundo Novo- MS, promoveu no sábado dia (25), treinamento especial de socorrista, com aulas teóricas e práticas sobre noções básicas em atendimento Pré-hospitalar. O treinamento, aconteceu no Anfiteatro da Escola Municipal Salvador Nogueira, das 7:30 às 17:00, com entrega dos certificados.

O principal objetivo, foi instruir e prepará-los para atuação, dando a primeira resposta, em situações de emergências pertinentes, até a chegada de um Suporte Básico de Saúde. Receberam instruções teóricas e práticas sobre: Preceitos do Atendimento Pré-hospitalar (APH) e responsabilidades do Socorrista; Sinais Vitais e Sintomas; Avaliação da Cena; Abordagem Inicial (segurança do local e biossegurança), Exame Primário e Secundário; Ferimentos, Hemorragias, Imobilização e Curativos; Desobstrução de Vias Aéreas (Engasgo); Reanimação Cardiopulmonar – RCP, Atendimento às Emergências Clínicas; Imobilização, remoção e transporte de vítimas

O Treinamento de Socorrista, contou com a Participação de 33 servidores, entre: enfermeiros, técnicos em enfermagem, atendentes do Pronto Atendimento Médico - PAM, motoristas de ambulâncias e agentes municipais de saúde. Coube ao 1º Sargento Pedroso e soldado Fábio (Acadêmico de Medicina), repassar todos os ensinamentos, aos Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Iguatemi. O treinamento, teve carga horária de 08 horas/aulas e, ao final, todos os participantes receberam os certificados.

Tendo em vista que, a corporação de bombeiros fica a quase 60 km de distância de Iguatemi, além dos vários assentamentos existentes na área rural, a realização de cursos e treinamentos para os Profissionais que atuam na saúde, certamente serão usados para salvamento e resgate de pessoas que necessitem de atendimento emergencial.

O Secretário Municipal de Governo, Ednelson Pelegrinelli, esteve presente no encerramento e entrega dos certificados, representando a Secretária Municipal de Saúde Ivoni Pelegrielli, que, por motivo de viagem não podê se fazer presente.