PROFISSIONAIS DA SAÚDE RELIZARAM “PROJETO SAÚDE NA ESCOLA”.

Publicado em: 14/05/2019 15:50
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: Kidao
PROFISSIONAIS DA SAÚDE RELIZARAM “PROJETO SAÚDE NA ESCOLA”.

Com a preocupação de promover o bem estar das crianças e adolescentes no ambiente escolar, Profissionais da Saúde da Prefeitura Municipal de Iguatemi estão desenvolvendo o Projeto Saúde na Escola. Nesta terça-feira dia (14), as profissionais estiveram na Escola Municipal Tancredo Neves, que tem o Professor Luciano Dornelles como Diretor, realizando pesagem dos alunos e das mochilas escolares.

A ação, é o resultado de uma  parceria entre a Secretaria Municipal  de Saúde e Secretaria Municipal  de Educação. Conforme informações das Profissionais, foram feitas pesagem dos alunos e de suas respectivas mochilas. Felizmente, o índice de peso correto foi encontrado em 90% dos alunos. Ou seja, como muitos estudos mostram que o peso máximo permitido, deve corresponder a 10% do peso corporal do aluno, a ação, foi considerada satisfatória. Mesmo assim, a fisioterapeuta fez orientações com o objetivo de prevenir alterações posturais ocasionadas pelo excesso de peso nas mochilas.

O peso da mochila é uma preocupação de todos, ou seja, da escola, dos pais e da Fisioterapeuta. Por isso, precisamos nos unir e realizar um trabalho constante pensando no bem estar de nossos alunos, frisou a Fisioterapeuta Daniely.

O projeto, tem a escola como um dos campos de sua atuação, envolvendo a promoção, a prevenção e a assistência de saúde das crianças e dos adolescentes, por meio de ações direcionadas para a saúde corporal dos escolares, focados no desenvolvimento e no crescimento físico-motor, associados aos cuidados para com a postura corporal (FERNANDES et al., 2008; NIHUES, 2015)

Algumas orientações a serem seguidas. As mochilas devem ter duas tiras para distribuir o peso da melhor forma; as tiras devem ser preferencialmente acolchoadas e ajustadas de forma que a mochila fique rente ao corpo; a largura da mochila não pode ser maior que o dorso da criança e não deve ultrapassar sua cintura e de preferência mochilas com poucos bolsos; verificar se o material que é confeccionado a mochila não a deixa ainda mais pesada e levar somente o necessário e o que for solicitado pelo professor.

Os alunos com menor idade e estudantes do gênero feminino, transportando carga inadequada, estarão expostos a um risco maior de lesões na coluna vertebral, que certamente repercutirá na vida adulta.

Portanto, mais uma importante ação, desenvolvida pelas Profissionais da Saúde de nosso Município, com o objetivo de cuidar da saúde e promover o bem estar da população, em especial, das crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino.