SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ALERTA PARA OS PERIGOS DA TUBERCULOSE.

Publicado em: 22/03/2019 23:48
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: kidao
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ALERTA PARA OS PERIGOS DA TUBERCULOSE.

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose – 24 de Marco não é uma data para comemoração, mas uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local buscando envolver todos às esferas de governo e setores da sociedade civil na luta contra esta enfermidade. É o marco fundamental de uma campanha permanente, fator fundamental para a intensificação das ações de controle da doença. Por isso é necessário divulgar o problema, mobilizar a sociedade e dar visibilidade nacional ao esforço brasileiro de luta contra a Tuberculose.

A tuberculose é um desafio para os países. Em 2017, estima-se que 10 milhões de pessoas adoeceram por tuberculose e que a doença tenha causado 1,3 milhão de óbitos, o que a mantém entre as 10 principais causas de morte no planeta. A incidência da doença foi 34,8 casos por 100 mil habitantes. Em 2017, dados apontam 4.534 óbitos por tuberculose, resultando em um coeficiente de mortalidade de 2,2 óbitos/100 mil habitantes.

É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria, que pode afetar vários órgãos, como pulmão, pleura, ossos, sistema nervoso, linfonodos, intestinos, sistema genitourinário.

Os sintomas são variáveis, dependendo da imunidade de cada pessoa. Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose enquanto outros apresentam sintomas exuberantes. Os sinais e sintomas mais frequentes são:

•        Tosse, com ou sem secreção, que pode ser espessa ou até sanguinolenta

•        Cansaço excessivo

•        Falta de ar

•        Febre baixa, mais comum à tarde

•        Sudorese noturna

•        Falta de apetite

•        Perda de peso

•        Rouquidão

•        Fraqueza.

A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito.

Procure sua Unidade Básica de Saúde, para mais informações