“AÇÃO EDUCATIVA” ACONTECEU NA ESCOLA MUNICIPAL TANCREDO NEVES.

Publicado em: 01/03/2019 17:54
Autor: kidao
“AÇÃO EDUCATIVA” ACONTECEU NA ESCOLA MUNICIPAL TANCREDO NEVES.

Profissionais da saúde estão desenvolvendo uma Ação Educativa, com alunos das escolas de nosso Município. Na manhã desta sexta-feira dia (01/03), a equipe realizou palestras na Escola Municipal Tancredo Neves, com o tema "Conhecer para se Proteger" voltada para assuntos de Planejamento Familiar e Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), tem como proposta realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/IST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência, na população de 10 a 24 anos (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO).

“O período da adolescência, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é compreendido entre 10 e 19 anos e é caracterizado por transformações biológicas, psíquicas e sociais que podem aumentar a vulnerabilidade dos adolescentes às infecções sexualmente transmissíveis e ao vírus da imunodeficiência humana adquirida (IST/HIV/AIDS) ou a uma gravidez indesejada, se associados à falta de apoio familiar, expectativa de vida, entre outros elementos. Por esse motivo se faz necessário trabalhar tal tema dentro do ambiente”.

Na ação, os meninos e meninas ficaram em salas separadas para que pudessem ter liberdade de tirar suas dúvidas. Os profissionais, passaram diversas orientações e explicações aos alunos, ressaltando a importância de se trabalhar esse tema dentro do ambiente escolar.

Estiveram envolvidos nessa importante Ação Educativa, as Enfermeiras Karine Fernandes e Carolina Vasconcelos, os Fisioterapeutas Dênys Beduschi e Dani Sorgatto, o Agente Comunitário de Saúde Alexandre Carnesella e a Nutricionista da Secretaria de Educação Josiane Giaretta.

O Programa Saúde na Escola, têm sido foco de inúmeros debates e questionamentos. O respeito aos direitos sexuais e reprodutivos dessa população, é uma questão de direitos humanos mas, os profissionais da área de saúde precisam participar ativamente orientando e passando informações para que eles possam ter consciência dos riscos e se previnam.

De acordo com os Profissionais da Saúde, esse trabalho será desenvolvido continuamente nas escolas municipais e estaduais.