VIII CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REUNIU 140 PARTICIPANTES.

Publicado em: 05/10/2018 17:15
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: kidao

Na quarta-feira dia (3), a Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizaram a “VIII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente”, O evento foi realizado na sede do Conviver “Lírios do Vale”, em nosso Município.

A Conferência teve como tema principal “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. O objetivo do encontro foi mobilizar os integrantes do Sistema de Garantias de Direitos-SGD, crianças, adolescentes e a sociedade para a elaboração de propostas que garantam o princípio da proteção integral por meio de políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento à violência.

Após a composição da mesa de honra, sob a locução de Luiz Carlos Guerreiro, as autoridades fizeram uso da palavra, cumprimentando e agradecendo à todos.  Ressaltaram a importância da participação de toda a comunidade e, principalmente os inúmeros alunos presentes.

Fizeram parte da mesa de honra, a Prefeita Municipal Dra. Patrícia Margatto, a Secretária Municipal de Assistência Social Chrislayne Martins, Secretária Municipal de Saúde Ivoni Pelegrinelli, o Presidente da Câmara Municipal Jesus Milane, o Sargento José Luiz, representante da Polícia Militar, Tânia Regina Comerlato Conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Presidente do CMDCA de Iguatemi, Bianca Ranghetti da Silva.

Presentes também, representantes das escolas municipais e estaduais, membros do Conselho Tutelar, do CMDCA, representantes de diversos segmentos da sociedade. A conferência contou com 140 participantes assinantes, certamente superando todas as expectativas dos organizadores.

A palestra Magna da conferência ficou sob a responsabilidade da Assistente Social Estela Márcia Rondina Scandola, que falou sobre os vários tipos de violências, bulliyng e atos discriminatórios.

Após a palestra, os participantes foram divididos em 5 (cinco) Eixos:

Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integrantes e de Inclusão Social;

Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;

Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes;

Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;

Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes.

Os jovens puderam sugerir propostas relacionadas aos cinco eixos temáticos da conferência. As propostas aprovadas na etapa municipal constarão no relatório final a ser encaminhado ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente-CEDCA-MS, as quais serão analisadas na Conferência Estadual juntamente com as propostas dos demais Municípios.

A Comissão Organizadora Municipal está assim constituída:

Bianca Ranghetti da Silva- Representante da Secretaria de Assistência Social;

Elzira Aparecida Coutinho- Representante da Secretaria Municipal de Saúde;

Evelyn Susan Costa e Silva de Moraes- Representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais;

Itamara Bastos Pereira- Representante da Secretaria Municipal de Educação;

Paula Coelho Bett- Representante do Centro de Referência Especializado de Assistência Social;

Paulo Fernando Zorzanello- Representante da Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual Paulo Freire;

Sebastião Ferrer de Araújo- Representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;

Bárbara Marcelly Essy Gomes- Representante Adolescente;

Ludimila Corrêa Pereira- Representante Adolescente;